Transcrição do comentário do Max Gehringer para a CBN, do dia 05/09/2008, sobre pesquisas de clima organizacional com os funcionários, e os resultados que as empresas devem tirar destas pesquisas.
Áudio original no site da CBN.
Não faça uma pesquisa com funcionários se você não sabe o que fará com a pesquisa
"Sou gerente de uma empresa que tem 150 empregados", diz um ouvinte. "Como a nossa diretoria vive reclamando que os empregados estão desmotivados, eu sugeri que fizéssemos uma pesquisa de clima interno. A diretoria ficou dividida com a proposta. Um dos diretores chegou até a dizer que devemos ensinar aos empregados a valorizar o que eles já têm, ao invés de perguntar o que mais eles querem. Gostaria de saber se devo insistir com a idéia da pesquisa ou se desisto dela."
Sem dúvida, é importante saber se o empregado, de fato, vê a empresa da maneira como a empresa pensa estar sendo vista. Mas, a primeira regra de uma pesquisa dessas é a seguinte: não faça uma pesquisa se você não sabe o que vai fazer com a pesquisa.
Existem dois riscos envolvidos. Primeiro, as respostas serão muito piores do que a empresa esperava, e a empresa não está preparada para fazer investimentos imediatos. No mais das vezes, a pesquisa é engavetada e não se fala mais nisso. Quer dizer, a empresa não fala mais nisso, porque os empregados falarão. Eles é que foram incentivados a responder, e agora esperam por uma retribuição. Em casos assim, o ambiente piora após a pesquisa.
E o segundo risco: a pesquisa é manipulada. Certa vez, eu vi uma pesquisa com a pergunta: "Como você define o nosso ambiente de trabalho?" E as opções eram: "A - Ótimo, B - Bom, C - Poderia melhorar ainda mais". Como o ambiente não era lá essas coisas, a maioria optou pela opção "C". E aí a empresa fez uma campanha de motivação, com cartazes dizendo: "Nossos colaboradores acham que nosso ambiente poderá melhorar ainda mais. Faça a sua parte." Resultado: os empregados se sentiram insultados.
Em resumo, uma pesquisa de satisfação é um ótimo instrumento para entender e melhorar o ambiente de trabalho. Mas a empresa precisa estar preparada para ouvir o que será dito. Caso contrário, a pesquisa só irá mostrar que a empresa não devia ter feito a pesquisa.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
Existe um software para criação de pesquisas online GRATUITO em www.encuestafacil.com que permite aos usuários leigos em programação elaborar por si mesmos questionários para realizar pesquisas de uma maneira prática, simples e intuitiva em tempo récorde.
O software também gera relatórios de resultados detalhados com gráficos que podem ser exportados para excel.
As vantagens de realizar pesquisas online são:
-Baixo Custo
-Qualidade e confiabilidade de dados
-Interatividade
-Grande alcance de entrevistados
-Alta participação
-Praticidade e comodidade para o pesquisador
É possível acessar a ferramenta fazendo um cadastro apenas com um nome de usuário e uma senha em http://www.encuestafacil.com
fica ai a dica para quem tiver interessado agilizar o processo de fazer pesquisas!
Postar um comentário