2017-08-18

Impor data da entrevista no currículo não funciona - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/08/2017, com uma ouvinte que trabalha como recrutadora e dá uma dica a todos que enviam currículos: não tente impor uma data de entrevista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Impor data da entrevista no currículo não funciona

currículo entrevista de emprego data

Uma ouvinte escreve: "Sou recrutadora de pessoal em uma empresa de grande porte. Creio que já avaliei mais de cinco mil currículos na vida, mas recentemente me deparei com uma novidade. Candidatos enviando currículos por e-mail e terminando com uma frase impositiva, mais ou menos assim: 'Quero me apresentar pessoalmente e sugiro a próxima quarta-feira às onze horas.' Por gentileza, informe a seus ouvintes que isso não funciona."

Certo. Prezados ouvintes, isso não funciona.

Um candidato que pretende determinar o dia e a hora em que será entrevistado, está colocando o carro quilômetros à frente dos bois. Cabe à empresa, e somente a ela, agendar entrevistas.

Dito isso, qual é a lógica da frase a que nossa ouvinte recrutadora se referiu? Na imaginação de quem enviou o currículo, o retorno seria algo assim: "Caro candidato, na quarta-feira não posso, mas que tal na quinta?"

Ou seja, a imposição da data geraria uma resposta que viria acompanhada de uma opção. Ainda na imaginação de quem escreveu, uma frase do tipo "Estou a disposição para entrevistas" não soaria suficientemente pró-ativa.

Empresas certamente apreciam a pró-atividade, mas recrutadores com muitos anos de estrada sabem quando uma frase foi colocada no currículo porque o candidato ouviu dizer que ela vai impressionar.

Como nossa recrutadora esclareceu, essa frase não só não impressiona, como ainda pode prejudicar.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin