2011-11-10

Dicas para quem está em busca de um emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/11/2011, com cinco dicas para quem está procurando um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Dicas para quem está em busca de um emprego

procurando emprego

Uma ouvinte escreve para dizer que está procurando emprego faz quatro meses e até agora não apareceu nada, nadinha. Como qualquer profissional nessa situação, a nossa ouvinte se sente, ao mesmo tempo, afobada e desanimada. Ela pergunta: "como superar essa fase angustiante?"

Vamos lá. Aqui vão algumas dicas para quem está em busca de um emprego:

Primeira: não limitar a busca a um único meio. Não adianta, por exemplo, se cadastrar em todos os sites possíveis e ficar esperando sentado. É preciso também telefonar e mandar e-mails para antigos colegas e enviar currículos por correio ou entregá-los pessoalmente

Segunda dica: não ficar em casa. É saudável marcar um encontro com um colega, nem que seja só para bater papo. Em conversas assim, podem surgir boas sugestões.

Terceira dica: participar de cursos ou seminários de curta duração. Nos intervalos, apresentar-se ao maior número possível de profissionais presentes. A maioria desses contatos irá resultar em nada, mas quanto mais gente o candidato conhecer, maiores serão as suas chances de encontrar alguém disposto a ajudar.

Quarta dica: encontrar algo para fazer. Por exemplo, prestar serviço voluntário ou escrever um livro. Isso ajuda a desviar a mente da ideia fixa do emprego. A vantagem é que quando finalmente surgir uma entrevista, o candidato não irá para ela desesperado ou amedrontado.

E quinta dica: não ser negativo. Muita gente assume que empresas não dão oportunidades a quem merece e que só os apadrinhados conseguem bons empregos. Há também quem começa a imaginar que é pior do que realmente é.

Procurar emprego não é nenhuma vergonha, nem um sinal de incompetência. É apenas um desconforto temporário, pelo qual a maioria dos profissionais, cedo ou tarde, terá que passar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: