2009-02-25

As empresas autodestrutivas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2009, com 10 sintomas de que uma empresa é autodestrutiva.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

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As empresas autodestrutivas

demolição
Existem empresas que são autodestrutivas, ou seja, elas trabalham para diminuir e não para crescer. É claro que naquele quadrinho que tem "A nossa missão", não está escrito: "Nosso objetivo é ser a empresa que mais encolhe no Brasil".

Pelo contrário, sempre está escrito que ela vai ser a maior, a melhor, a mais rápida e a mais eficiente. Só que, na prática, as ações não condizem com as palavras.

Existem 10 sintomas de que uma empresa possa estar se autodestruindo:

Primeiro: uma dificuldade muito grande para implantar idéias novas.

Segundo: muito trabalho que é feito, tem que ser refeito, porque, no fim, se descobre que não era bem aquilo.

Terceiro: muitos documentos são produzidos sem uma clara finalidade. São memorandos, emails, relatórios e cópias de relatórios, que vão para o arquivo ou para o lixo, sem ninguém ler.

Quarto: existe uma grande dificuldade para achar alguém que realmente possa tomar uma decisão. Um sempre manda falar com o outro.

Quinto: projetos raramente são implantados na data prevista. E não raramente são adiados para uma data indefinida, mas nunca muito próxima.

Sexto: os funcionários têm dificuldade para conseguir conversar com os superiores, que estão sempre muito ocupados e não podem atender naquele momento.

Sétimo: a comunicação é falha. Os funcionários não são informados das coisas, eles descobrem as coisas.

Oitavo: a inconsistência é a regra. O mesmo problema é tratado de um jeito hoje e de outro jeito amanhã.

Nono: exemplos de coisas positivas que acontecem fora da empresa são sempre citadas de modo negativo. Por exemplo, um concorrente lança um novo produto e a empresa se preocupa mais em achar os defeitos dele, do que tentar enxergar as suas possíveis qualidades.

E décimo: o clima é pesado. Em empresas assim, os funcionários passam o dia inteiro sentindo uma espécie de desconforto, que ninguém consegue explicar direito.

A explicação é que a empresa está, lentamente, se autodestruindo.

Max Gehringer, para CBN.

6 comentários:

  1. Cara, adorei o novo lay ^^
    Ahhh vou ter que mandar esse texto para algumas pessoas rs.

    Beijundas ;)

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  2. Oh! Eu conheço essa!!!
    O nome dessa empresa por acaso tem "essa" e "essa" letra? rs (não, não vou citar nomes... seria o "cúmulo da maldade")

    O que fazemos quando todos os itens são preenchidos com um "sim"? Ganhamos um prêmio??? LOL!!!

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  3. Ahh! 'darilho, acabei de ver seus comments por lá... no Sótão. xDDDD
    Eu acho que fiz a mesma coisa com outro companheiro. Nom me identifiquei. =PP

    Pois é... eu tô aqui e lá também. Sou eu e eu. AHUHAUHAHAUHA!!!

    Mas aqui (no pixel) eu falo das minhas maluquices... basicamente serve como um brainstorm pra mim... só lanço um monte de pensamento sem nexo, rs.

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  4. Aaaaaaaaaaaaah! O_O

    Puxa vida, se vc não disesse, eu nunca ia perceber.

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  5. É... meio que me identifico. No quadro "Nossa Missão" na verdade, tá dizendo que a minha empresa, até 2015, quer se tornar a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

    Eu digo, HA! Todos nós dizemos HA!

    Tem outro item que eu complementaria no quinto: projetos não têm data. DE REPENTE, eles são implantados como piloto. Daí já no piloto se percebe que o projeto não funciona e pode arruinar com a imagem pública da empresa. MESMO ASSIM, vamos implantar nacionalmente o projeto.

    Vem você tb. Não falo mais nada! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

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  6. eu trabalhei em uma empresa assim, tinha muita coisa boa, era uma gigante no setor que atuava, mas não sabia inovar e tinha vários dos sintomas que foram citados, hoje ela já era e o Brasil inteiro viu..não vou citar nomes mas ela é do setor aéreo...


    abraços

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