2007-03-19

Florianópolis é caipira, e da pior espécie

Já faz algum tempo que moro nesta, que pelo marketing e por alguns (desavisados) é considerada a ilha da magia. Pois bem, morando aqui há quase três anos, venho reafirmar algo que já sentia (e dizia) logo que aqui cheguei: Florianópolis é uma cidade caipira. Explicarei.

Apesar de ser capital do estado, Floripa está longe de ser cosmopolita como suas irmãs capitais dos outros estados aqui do sul. Tirando o véu que é posto diante dos olhos desavisados dos turistas, ou seja, esse véu de praias, belezas naturais, festas e baladas, o que sobra é uma cidade do interior. Os nativos, como costumam se chamar os aqui nascidos (principalmente nas aldeias de pescadores) são tão urbanos quanto um agricultor nascido no interior do sertão. O que difere ambos é somente como se sustentam: um pesca, o outro cultiva.

Até aqui nada demais. Ser caipira, por si só, não é defeito e nem nunca foi. Até o nosso ex-presidente FHC chamou o povo brasileiro de caipira, e quero crer que um homem inteligente (falem o que quiserem, mas pra ter chegado à presidência, não pode ser uma anta completa). Bem, ser caipira é ser ingênuo (para o bem ou para o mal), mas também ser acolhedor, e outras coisas não ruins. Mas também pode ser ignorante (ou em casos mais extremos, burro mesmo), e até cruel. Pois bem, é esse último tipo de caipira que os florianopolitanos parecem ser: burros e cruéis.

OK, generalizações nunca são precisas. E admito, não é todo carinha que mora nessa ilha (e imediações) que é esse caipira da pior espécie. Mas que aqui tem muitos destes, isso é inegável. E nesta época do ano, em que a "tradição" manda, isso se evidencia. Estou falando da farra do boi... Veja aqui: Polícia dispersa farristas em Florianópolis. E isso não é um fato isolado. Um vereador (sem ter mais o que fazer, com certeza) até propôs legalizar a farra no município de Governador Celso Ramos, com o singelo nome de brincadeira do boi...¬¬ Desculpem, mas a indignação me impede falar qualquer coisa sobre essa @##$%& de idéia. Veja um post com matérias sobre o assunto aqui: http://acasadefenrir.blogspot.com/2007/03/brincadeira-do-boi.html

Com a desculpa da tradição açoriana e outras IDIOTICES, um bando de manés se diverte maltratando um pobre bicho. Não sou contra matar um animal, desde que com o propósito de sobrevivência (leia-se: comê-lo). Mas daí, essa idiotice, é outro nível. E também acho a maior ESTUPIDEZ aquelas (brincadeiras) bizarrices com touros na Espanha. Mas estamos tratando da ilha, então vamos manter o foco nela.

Então temos esses caipiras imbecis fazendo farra. Tudo bem, não são maioria (ou pelo menos quero crer que não). Mas e quanto ao resto da população? Alguns poucos ainda ligam pra polícia, mas não têm coragem de denunciar diretamente a farra. Medo dos farristas. Até entendo, mas... Não sei quem disse ou escreveu isso, mas a frase: "Para que o mal prevaleça, basta os homens de bem nada fazerem" me soa verdadeira.

Eu muitas vezes digo que perdi a esperança na humanidade. Às vezes, ela reaparece como uma fresta de luz. Mas em dias como este, a esperança é apenas um sonho distante, uma ilusão que já se perdeu...

Malditos manés caipiras! Essa é uma das razões pelas quais logo logo eu me mando daqui.

4 comentários:

  1. aaaaiii que horrorrrr.... =O
    caipira mesmo.. caipiron... caipiroska.. debil mental... piodaputa... desgraçado...
    tsc tsc u_u horrivel horrivel meu caro maiguinho..
    o que eles fazem pra maltratar o animal??

    ResponderExcluir
  2. Fato: Texto incoerente.

    ResponderExcluir
  3. Fato: é fácil dizer que qualquer coisa é incoerente. Por exemplo:

    Fato: Fact é incoerente.

    O difícil é explicar o porquê.

    ResponderExcluir