Faz umas duas semanas que vi o anime Baccano!, e pensei em fazer um post. Bem, está saindo um pouco atrasado, mas antes tarde do que nunca.
O anime Baccano! é a adaptação de alguns livros de uma série de light novels (light novels são livros com ilustrações estilo mangá, e que são voltados geralmente para adolescentes e jovens adultos), cujo autor série é Ryohgo Narita.
'Baccano', segundo li em alguns lugares significa 'barulho' em italiano (se estiver errado, algum italiano me corrija), mas o autor Narita usa Baccano no sentido de 'comoção estúpida'.
Eu assisti a versão feita pelo fansubber MDAN, em português. Qualidade excelente, em todos os sentidos. O anime completo está disponível via bittorrent lá no tracker do MDAN (precisa de registro, tem controle de ratio - e por enquanto estou de seed, até precisar liberar espaço no HD).
Sendo composto de vários livros, o universo de Baccano! contém várias histórias, que se entrelaçam em alguns momentos ou em alguns personagens. No anime, vemos 3 destas histórias, cada uma se passando em um ano diferente, 1930, 1931 e 1932, mas que são contadas ao mesmo tempo. Ou seja, temos 3 começos de história, 3 desenvolvimentos e 3 finais, sendo que em vários momentos, a história se entrelaça em alguns personagens, com eventos de um ano sendo contados no final do anime, mas que são causa de eventos que aconteceram em outro ano, que foram contados antes no anime.
Pode parecer confuso, e realmente os primeiros episódios me deixaram um pouco perdido. Até pensei em desistir do anime, mas depois do terceiro episódio, a história te prende e não tem como deixar de assistir, especialmente se você for curioso. Além disso, alguns personagens são tão carismáticos que mesmo que não houvesse sentido na história, valeria a pena assistir (e há sentido em tudo, mesmo que você tenha de assistir até o final pra entender).
E um conselho: se puder, veja Baccano! de uma vez. São 13 episódios, e em menos de 6 horas você consegue ver a série inteira. Isso facilita o entendimento da história, já que todos os fatos vão estar frescos na memória, quando você ver alguma coisa em um episódio mais adiante, que tem a ver com um fato mostrado anteriormente (mas que acontece num ano posterior). Mas não chega a ser tão maluco quanto A Melancolia de Haruhi Suzumiya =)
Atenção, abaixo podem haver alguns poucos spoilers! Se você gosta de descobrir tudo por si mesmo, assista o anime antes de ler o resto.
A história do universo de Baccano! começa em 1711, quando um grupo de alquimistas procurando pela vida eterna, faz um encanto chamando um demônio. Este demônio não só entrega a eles um elixir da imortalidade, como também dá a um deles, Maiza, o segredo para se preparar mais daquele elixir. Além disso, ensina como um imortal poderia "matar" outro imortal, "comendo-o", ou seja, absorvendo o outro imortal, além de suas memórias/conhecimento. No anime, isso é mostrado no meio da série, no sétimo episódio.
Séculos mais tarde, logo depois da grande depressão, em tempos de lei seca, os planos de um dos imortais originais, Szilard, de obter o elixir da imortalidade, dá início a uma série de eventos, que vão convergindo numa espiral, acontecendo daí a "comoção estúpida".
Poderia falar mais da história, mas daí seria estragar demais o anime, dando muitos spoilers.
(Uma colagem de imagens de Baccano!, retiradas deste blog.)
Concluindo, Baccano! é um anime muuuito bom, há algum tempo eu não me empolgava com um anime assim.
Vou sentir falta, especialmente dos dois ladrões gritando: - Miiiriaaaaaa! Isaaakuuuuuu!
Sr. Andarilho, lendo seu post sobre o Baccano, fiquei um pouco triste também, não pelo Baccano em si, mas por animes que nos cativam e nos motivam assistir episódios e não conseguir parar. Neste longo feriado (01/05-04/05) aconteceu algo similar comigo. Assisti dois animes que me cativaram muito e deixaram um desejo de quero mais: Ghost Hunt e Darker than Black. No início não creditava nenhuma expectativa sobre ambos, mas foi irrestível não passar muitas horas em frente ao computador ... você deve me entender. De qualquer forma, espero que tenha continuação. Por falar nisso, relembrei-me do Full Metal Panic ... poderiam ser lançado mais uma temporada. É isso aí, o anime acaba, mas os personagens ainda permanecem vivos em nossos corações (se bem que acho que isso não é possível, mas traduz o que sinto). Ah sim, a maioria dos animes que são trazidos pelo MDAN geralmente me surpreendem. Saudações goiânas.
ResponderExcluirsão 13 episódios, mas vc sabia q existem 3 ova's? eles contam o q acontece depois do fim da série! é uma pena q os outros livros ainda não receberam animação, acho q já está na 18ª publicação! e só os primeiros receberam anime.
ResponderExcluir