Transcrição do comentário do Max Gehringer para CBN, de 27/05/2008. Áudio original disponível no site da CBN.
O sucesso no mundo corporativo
Um ouvinte, gerente de uma grande empresa, está vivendo, como ele diz, "uma fase de questionamento de foro íntimo". E ele pergunta: o que é ser um sucesso no mundo corporativo?
Agradeço porque a consulta me permite resgatar um texto que escrevi faz tempo. Em síntese, o sucesso depende de como cada um define sucesso.
Por exemplo:
O pessimista: sucesso é algo que jamais me acontecerá.
O otimista: sucesso é algo que ainda não me aconteceu.
O tremendamente otimista: já comprei o livro "Sucesso em 3 passos".
O executivo*: sucesso é não ter de esperar na lnha.
O inconformado: sucesso é o que a vida está me devendo.
O conformado: se sucesso fosse caspa, pobre nascia careca.
O exagerado: sucesso é o que eu sempre fui.
O invejoso: o sucesso só vem para quem não merece.
O submisso: sucesso é qualquer coisa que meu chefe faz.
O chefe*: sucesso é convencer meus subordinados de que eu sou um sucesso.
A mãe: sucesso é o que meu filho um dia vai ser.
A sogra: sucesso é o que meu genro nunca vai ter.
O ambicioso: sucesso é o próximo passo.
O esnobe: o insuportável no sucesso é ter que ficar explicando.
O enigmático: sucesso é o que os outros pensam que eu não tenho.
O preguiçoso: sucesso até que é bom, mas dá muito trabalho.
O persistente: sucesso é uma questão de tempo.
O corrupto: sucesso até dá para conseguir, mas não vai sair barato.
O político*: sucesso é o que se promete e realidade o que se comete.
O acomodado: sucesso não traz felicidade.
O jovem: sucesso é o que eu vou ser antes dos 30.
O adulto: sucesso é o que eu vou ser antes dos 50.
O velho*: quando eu era jovem, o sucesso parecia mais fácil.
O hipócrita: sucesso nem é preciso ser, basta aparentar.
O hipocondríaco: eu só vou ter sucesso no dia em que isso for doença.
O megalomaníaco: sucesso é ser eu.
O místico: nós não escolhemos o sucesso, o sucesso é que nos escolhe.
O pragmático: o sucesso depende do ponto de vista de quem observa.
O humilde: é melhor ser o fracasso que come, do que o sucesso que passa fome.
O fatalista: sucesso, nem adianta ter, porque um dia vai acabar.
O aproveitador: sucesso é ser amigo de quem tem sucesso.
O erudito: sucesso é um trissílabo paroxítono.
O chato: e por falar em sucesso, eu por exemplo...
O cético: sucesso é coisa para filósofo.
O filósofo: sucesso é o que já temos, mas não sabemos dar valor.
Esse deve ser o caso do nosso ouvinte.
Max Gehringer, para CBN.
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O texto ao qual o Max Gehringer se refere é O que é... SUCESSO, publicado na revista Você S.A. de abril de 2002. Abaixo, o texto de introdução da coluna:
Sucesso é um estado de espírito. A origem da palavra explica por quê: successus é o particípio passado do verbo latino succedere, "acontecer". Ou seja, sucesso é apenas um fato acontecido. Qualquer um, mesmo o mais banal. A maneira como situamos esses fatos no contexto de nossas vidas é o que nos dá a percepção, puramente pessoal, de "algo extraordinário". É por isso que cada um enxerga o sucesso de seu jeito...
* Essas linhas não estavam no comentário da CBN, mas estavam no texto original publicado na Você S.A. Decidi por colocá-las, porque são engraçadas.
Nem me fale de memória. Tive que fazer um esforço danado pra lembrar das coisas. Fiquei matutando um tempão.
ResponderExcluirAcho que sucesso é conseguir atingir os objetivos que se tem, um por um, sem pressa.
Bjo
Eu me enquadro em vários.... mas eu prefiro acreditar que... seilá.
ResponderExcluirBeijunda ^^