Algumas propagandas são criativas, sem dúvida, mas as vezes podem ofender certo grupo de pessoas. Isso é muito comum em tempos politicamente corretos como os que estamos vivendo.
Mas de vez em quando, surge algo criativo, mas de muito mau gosto. E até quem não é diretamente relacionado com o assunto pode sentir um mal estar. Creio que esse foi o caso da campanha da Cia Athletica criada pela DM9DDB, em que dois "fiscais" multam gordos que andavam pelas ruas de Sampa com alguma estampa na camiseta, uma vez que a publicidade em outdoors lá está proibida.
Eu, que desde meus 12 anos já não aguento ver essas "pegadinhas", além de não achar essa propaganda legal, também não achei engraçada. Aliás, eu nunca frequentaria um lugar que fizesse uma propaganda estilo "pegadinhas".
Eis um exemplo de como não se deve fazer propaganda:
Informações sobre o vídeo, retiradas do Nova Mídia - Novo Marketing: Gordos: Cia Athletica, combate à mídia exterior - "Preconceito pouco é bobagem".
Bem, mas não é só pra falar desse vídeo, que eu já tinha visto há algum tempo, que é este post.
No mesmo post do Funtasticus que serviu de fonte para o post anterior das propagandas, haviam duas imagens de propagandas que me chamaram a atenção, justamente por abordarem de certo modo, a obesidade.
A campanha diz: Obesidade é suicídio. Olhem as imagens (cliquem nas imagens para aumentar):
A primeira faz alusão aos homens bomba, mas a bomba na verdade são tabletes de manteiga. A segunda, mostra alguém se enforcando com uma corda de linguiça. (Não confundir com aquela piada de "nos tempos em que se amarrava cachorro com linguiça". ;P )
Bem, fiz uma rápida pesquisa no Google e descobri o autor dessas peças, chamado Brandon Knowlden. E vi que ele fez mais uma peça desta campanha, como está na página dele, em seu book:
Nesta imagem, uma mulher "se mata" com M&Ms, (ou com o genérico nacional, Confeti), em alusão ao suicídio com pílulas.
A reação a essa campanha parece bem dividida, alguns não gostaram, acharam de muito mau gosto. Outros ainda apontaram o aspecto "business" da campanha.
Por exemplo, Dana, do A Sizable Apple (em inglês), levanta a questão de que a obesidade é muito mais como o fumo (ou seja, uma coisa lenta e gradual, mas que eventualmente PODE te matar), do que como o suicídio, que muitas vezes está associado a outros distúrbios, mentais ou psicológicos.
Já Laura Moncur, do Starling Fitness (também em inglês), aponta que, o que o autor promove como sendo uma campanha de utilidade pública, na verdade é uma mera propaganda de um doutor que realiza cirurgias bariátricas. Entretanto, segundo o próprio site do médico, o site dele foi indevidamente utilizado na campanha... Em quem acreditar?
Particularmente (e falando como gordo também, que se pesa usando arrobas em vez de quilos, hauhauhauh), eu não achei essa campanha da "Obesidade é suicídio" tão ruim assim. É impactante? Sim. Pode causar um certo mal estar em alguns? Pode.
Mas ao contrário da propaganda da Cia Atlética, eu não acho que ela mexa com a dignidade dos gordinhos. Também acho exagerado dizer que comparar obesidade com suicídio é ultrapassar a linha. Concordo que eles não estão no mesmo nível, mas para efeitos de impacto, não acho que exagerar na obesidade (colocando assim, no nível do último ato, o suicídio) seja de extremo mau gosto.
Atentem que o Ministério da Saúde faz algo parecido com o cigarro, colocando aquelas mensagens e imagens "singelas" nos maços de cigarro.
(Essas até que são light.)
Concluindo, tirando o fato da campanha dos suicidas gordinhos ser ou não business, eu achei ela impactante, mas não gostei dela. Mas também não achei ela de tão mau gosto assim... Como diria uma amiga minha, não fede nem cheira.
ufa... ate que enfim abriu essa janelinha...
ResponderExcluireu realmente achei bem besta esse comercial dos outdoors, se eu fosse os cara, metia o processo, ai eu keria ver...
como gordinha, eu nao me senti ofendida.. so achei besta mesmo...
do suicidio é um pouco melhor, embora muitas vezes a causa da obesidade não está no simples fato da pessoa ser comilona, que é visto de maneira generalizada...
Eu diria que, como mocinha levemente gorda, me ofendo mto mais com esse vídeo escroto do que com o trem do suicídio.
ResponderExcluirEssa propaganda chegou a ser veiculada ???
Eu como gorda e fumante tenho plena convicção de que ninguém tem o direito de me dizer o que fazer com o meu corpo. Como bem diz minha amiga Uly, ninguém paga minhas contas nem lava minhas calcinhas!
ResponderExcluirEu concordo que as pessoas possam ficar ofendidas e acho que existe limites que nem sempre as pessoas respeitam, agora também tem o fato de que a pessoa tem livre arbítrio na sua vida, paga suas contas e tudo mais, mas quando uma pessoa fala que paga as contas ela não lembra que quem paga as contas do SUS (sistema único de saúde) são todas as pessoas que pagam impostos, e portanto o ônus não é só o fulano que paga, e sim toda a nação. Portanto vamos fazer o que queremos, mas temos que saber das consequências, que muito oportunamente são veiculadas tanto pela mídia quanto pelo governo. Só lembrando o fato que quando generalizamos algo caimos no ridículo.
ResponderExcluirSe pega um gordo depressivo isso pode acabar com a vida da pessoa... eles tao brincando com uma doença
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