2008-12-23

Este é o tempo de sonhar - ou "A curiosidade dos presidentes" - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/12/2008, sobre uma qualidade que todo presidente de empresa teria: a curiosidade. Mas não qualquer tipo de curiosidade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

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Este é o tempo de sonhar

curiosidade
Este é o tempo de sonhar. E para quem sonha chegar a presidente de empresa, compartilho uma descoberta interessante que fiz.

Numa conversa informal com alguns presidentes, nós começamos a listar aquelas características que conduzem o profissional ao posto mais alto da organização. Listamos umas 20 características, mas sempre havia algum presidente que não tinha uma delas e mesmo assim, tinha chegado lá.

No fim, sobrou uma única característica que todo presidente tinha: a curiosidade. Sem exceção, todos os presidentes que conhecíamos eram visceralmente curiosos. Então é isso? Basta ser curioso para chegar a presidente?

Bem, se é verdade que quem chega é curioso, também é verdade que nem todo curioso chega. A questão não está no acúmulo de informações, mas no uso adequado delas.

Primeiro, existe a curiosidade vazia. Eu me lembro de um gerente de vendas que todas as tardes, sabatinava os vendedores que voltavam da rua. O gerente fazia perguntas interessantes e importantes: as dificuldades que cada vendedor tinha encontrado, os argumentos de venda utilizados, como o vendedor lidava com a rejeição dos clientes. Um dia, eu perguntei para o gerente o que ele fazia com tantas informações. E ele respondeu: "-Ah, nada, eu só quero ter certeza que o vendedor sabe se virar".

Depois, vem a curiosidade restrita. É o que mais acontece em empresas. Alguém que sabe tudo sobre o seu trabalho, mas não consegue relacionar o que faz com o que as outras áreas fazem. Como se um organograma fosse uma série de jaulas, e não uma exposição aberta a visitação. A queixa mais comum é: "Os outros estão atrapalhando o meu trabalho".

A pergunta raramente feita é: "Como posso ajudar a melhorar o trabalho dos outros?" Essa é a curiosidade presidencial. Aquela que usa as perguntas para ajudar quem responde, a pensar. Gestores sempre têm as melhores respostas. Presidentes costumam ter as melhores perguntas.

Um último detalhe que vale para qualquer pessoa, em qualquer função. A palavra curiosidade veio do latim cura, que quer dizer cuidado. Em empresas, é bom ser curioso. Mas é vital ser cuidadoso.

Max Gehringer, para CBN.

* Imagem desta galeria.

Um comentário:

  1. Ah, num sei... deve ter algum item faltando nessa pesquisa aí, pq a curiosidade é algo que deve ser vital a qualquer bom funcionário, independente do cargo que ele venha a ocupar na empresa.

    Sei lá. Essa sou eu opinando numa área que não me cabe.

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