Flores são, de fato, umas das mais belas e complexas estruturas encontradas na natureza, desenhadas especificamente com o propósito de reprodução. Esta nova série, que mostra a simetria radial das flores, é parcialmente inspirada pela série Disassembly de Todd McLellan.
O ato da desmontagem (eu hesito em usar o termo dissecação porque essa série não tem propósitos científicos) deixa claro as várias formas e texturas das flores, e o que é interessante pra mim é como algumas flores ficam mais expandidas quando desmontadas - a área da superfície relativa de uma rosa é bem maior comparada a uma flor maior como um girassol.
Além disso, como uma mídia que captura um momento no tempo (o que ficou claro quando eu notei pétalas de gerbera ressecadas após apenas uma noite), o uso da fotografia captura a beleza e a complexidade das flores da natureza em seu momento de desabrochar, ao mesmo tempo em que lhe dá um ponto de vista diferente da beleza delas.
Vejam:
Não deixa de ser interessante, apesar de que amantes de flores podem não gostar muito de vê-las todas retalhadas. Talvez a outra série do artista com flores, Floral Paintings (Pinturas Florais), seja mais do agrado. Nela, Qi Wei usou as pétalas e outras partes de flores como se fossem pinceladas para (re)criar algumas pinturas. Vejam:
Flores e duas borboletas, um cenário bem conhecido na China, que simboliza o espírito livre e apaixonado de dois amantes.
Nesta, a inspiração é uma garça pintada em estilo japonês.
E por último, os Girassóis de Van Gogh recriados com flores. Meta-pintura.
Imagens via site de Fong Qi Wei. Dica via Trendland.
muito lindo...
ResponderExcluir