Transcrição do comentário do
Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/02/2014, com uma lista de 6 atitudes que devem ser evitadas para não prejudicar o seu marketing pessoal.
Áudio original disponível no
site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do
Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Cuide do marketing pessoal
Alguns ouvintes escreveram para inquirir sobre
o marketing pessoal ou
a construção de uma boa imagem, que é a terceira perna do tripé sobre o qual se assenta uma
boa carreira. As outras duas são
escolaridade e
bons resultados práticos.
A maioria dessas perguntas parece situar o
marketing pessoal ou em um nível próximo ao
puxa-saquismo, ou então em
um patamar muito acima dos pequenos fatos do dia a dia. Mas
é exatamente por aí, naquelas coisas que parecem não ter muita importância, que tudo começa.
Então, vamos a uma pequena
lista de atitudes que podem
atrapalhar e prejudicar o marketing pessoal.
Primeira:
aparência.
Vestir-se mal ou de modo relaxado, comparativamente aos colegas.
Segunda:
nunca estar disponível para colaborar com quem precisa de uma ajuda ou um favor.
Terceira: tanto na parte profissional, quanto na social,
fazer perguntas ou dar respostas sem ter certeza ou conhecimento suficiente sobre aquilo que está perguntando ou respondendo.
Quarta:
oferecer sempre uma opinião negativa sobre qualquer tema que esteja sendo discutido.
Quinta:
jamais aceitar que cometeu um erro, mesmo que seja um engano normal e facilmente perdoável.
Sexta:
nunca elogiar um colega que fez por merecer um elogio.
Individualmente nenhuma dessas atitudes pode ser considerada como uma tragédia. E é provável que cada um de nós tenha e demonstre uma delas durante o trabalho.
A soma é que é o problema. Quem tem
mais de três delas está
dilapidando a própria imagem e não raramente é
deixado para trás em promoções.
Em síntese:
o marketing pessoal está nos detalhes.
Max Gehringer, para CBN.