Transcrição do comentário do
Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/04/2015, sobre como artigos acadêmicos podem ser usados para atrair a atenção de empresas para o currículo de um profissional.
Áudio original disponível no
site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do
Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'Perfil acadêmico está me atrapalhando?'
Um ouvinte escreve:
"Estou concluindo o curso de Psicologia e tenho interesse em ingressar em uma empresa, de preferência no setor de recrutamento. Desde que comecei o curso, venho publicando artigos acadêmicos em sites e em revistas especializadas, e adicionei essa informação a meu currículo. Como até agora não fui chamado para entrevistas, pergunto se meu perfil acadêmico possa estar sendo mal visto pelos recrutadores?"
Não creio que esteja, mas
ajudaria bastante se você
adicionasse informações práticas a seus artigos.
Você pode partir de um caso que seja comum a muitas empresas, como por exemplo,
um candidato a emprego que mente em entrevistas. Em seus artigos, você pode definir o que seja um
mentiroso patológico e
teorizar sobre as causas que conduzem a esse estado.
Mas estando diante de um,
como o seu conhecimento lhe permitiria identificá-lo? Que perguntas você faria? Quais sinais ou gestos podem lhe dar uma pista de que alguém esteja mentindo? Cruzar os braços, coçar o nariz, desviar o olhar?
Creio que esse seja o ponto que poderia
diferenciar os seus artigos. Uma coisa é você
citar uma frase de um psicólogo famoso. E outra é você
mostrar como ela pode ser usada em benefício de uma empresa em uma situação corriqueira.
Empresas apreciam o conhecimento acadêmico, em qualquer área, mas
contratam quem pode produzir resultados práticos. E isso não é uma discriminação, porque
um bom profissional pode combinar as duas coisas.
Max Gehringer, para CBN.