De fato, o artista mistura elementos de ficção científica pós-apocalíptica, num estilo meio "vilões de Mad Max", com detalhes surreais, como se os sobreviventes deste futuro distópico tivessem experimentado uma fusão com elementos infernais ou alienígenas. Sombrio, obscuro e com um toque de terror, as pinturas de Dariusz Zawadzki nos levam a mundos oníricos, mas de pesadelos, em que demônios e abominações genéticas infestam a terra devastada e onde a esperança há muito já desistiu de florescer.
Com uma técnica espetacular e um domínio no uso das cores, as pinturas de Dariusz Zawadzki exibem um tom clássico, que parece envelhecido, o que destaca ainda mais o seu conteúdo, como se as pinturas fossem antigas e ancestrais, oferecendo uma visão surreal e sombria de um futuro distópico ou de cenas infernais, em forma de previsões ou maldições.
Vejam as sombrias e surreais pinturas pós-apocalípticas com toques de terror e ficção de Dariusz Zawadzki:
Cabeça biomecânica
Deidade
Santuário
Ilha das sereias
O aviador
Abismo
Legião
A górgona
O grande mistério da fé
Leviatã
Paraíso perdido
Cabeça biomecânica
Harpia
Rainha
Estranha cidade
Últimos rituais
A legião
O ninho
O olho da serpente
Rastreador
Alma branca, verme branco
Imagens via perfil de Dariusz Zawadzki no DeviantArt. Dica via Hi-Fructose - “Morpheus” Features Fantasy-Surreal Works by Jota Leal and Dariusz Zawadzki.
Interessante! Me lembrou o artista Wayne Barlowe, que trabalha com uma temática parecida.
ResponderExcluirWayne Barlow: http://estou-sem.blogspot.com/2010/09/as-ilustracoes-infernais-de-wayne.html
ResponderExcluir