2018-11-30

Como lidar com um chefe intolerante? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/11/2018, com uma ouvinte que acredita que deveria receber mais elogios e menos críticas do seu chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como lidar com um chefe intolerante?

chefe intolerante

Uma ouvinte escreve para manifestar a sua decepção, por ter um superior que só a repreende: "Não acho que mereço o que ouço", ela diz. "E acredito que deveria ouvir mais elogios e menos críticas. Essa intolerância do meu superior seria um estilo de chefiar ou ele tem algum problema pessoal que desabafa no trabalho?"

Sim, quem sabe, ele talvez tenha uma esposa mais inteligente e mais bem sucedida do que ele, e a maneira que ele encontrou para compensar essa inferioridade doméstica seja a de criticar alguém que se pareça com a esposa dele. Mas vamos convir que, embora isso até seja possível, não é muito provável.

Eu começaria lhe sugerindo que avaliasse a relação do seu superior com os demais subordinados dele. Ele faz críticas a todos, com a mesma intensidade e constância com que critica você? Se sim, então é mesmo um estilo, que já saiu da moda, mas que continua a ser adotado por alguns chefes.

Porém, se você é alvo de críticas continuadas e os seus colegas nem tanto, o problema pode estar em você. Usualmente, quem é criticado não gosta, mas ouve e tenta consertar. Se consegue, as críticas cessam ou diminuem. Mas se não dá importância ao que ouviu, e continua a proceder do mesmo modo, as críticas se tornam progressivas.

Eu sugiro que, na próxima vez, você não seja defensiva. Diga a seu superior que ele tem razão. E você verá que só isso já irá amenizar o relacionamento entre vocês. E obviamente, além de ouvir, não deixe de consertar o que foi criticado.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário