2019-02-26

O espaço aberto dos escritórios influencia na produção e no relacionamento dos funcionários? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/02/2019, com uma ouvinte que quer implantar um ambiente aberto em sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O espaço aberto dos escritórios influencia na produção e no relacionamento dos funcionários?

escritório aberto ambiente de trabalho

Uma ouvinte escreve: "Sou gestora de relações humanas de uma empresa e desejo propor a mudança do nosso layout tradicional, de seções compartimentadas para uma ambiente de open space. Acredito que esse modelo de escritório, totalmente aberto, que surgiu neste século com as empresas de tecnologia, auxilie na agilidade, na inovação e na sociabilidade. Só que os diretores da minha empresa são de uma geração anterior e difíceis de convencer."

Muito bem. Talvez você fique surpresa, mas o espaço totalmente aberto não tem nada de novidade. Ele era o padrão de todas as empresas brasileiras há um século. Busque na internet fotos de escritórios da década de 40 do século passado e você comprovará o que estou dizendo.

Eu trabalhei em ambientes abertos e fechados. E posso lhe garantir que a diferença não está no espaço em si, mas nas pessoas dentro dele. Existem funcionários que rendem muito bem em grandes grupos, e há quem se concentre melhor em um ambiente mais restrito.

Eu creio que a sua dificuldade seja a de comprovar o que você afirma, que haverá mais criatividade, mais inovação e melhor ambientação coletiva.

Quando uma empresa faz algo pensando no interesse dos empregados, o apoio deles é garantido e a produtividade cresce. Se faz algo porque é moda, nem tanto.

E, como você já percebeu, diretores que são de outra geração (e quase todos eles são), não se mostram propícios a adotar novidades que implicam em custos e não tragam retorno garantido.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário