2011-06-07

'Devo denunciar meu chefe por não respeitar os clientes?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/06/2011, sobre as consequências de denunciar o chefe por não respeitar os clientes.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo denunciar meu chefe por não respeitar os clientes?'

desrespeito consumidor cliente
Um ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho tem como uma de suas missões a excelência no atendimento aos clientes. Isso é o que está escrito num enorme painel colocado na recepção. Eu sou assistente comercial e diariamente ouço meu supervisor atender as ligações dos clientes. E ao contrário do que a empresa afirma, o tratamento dispensado aos clientes por meu supervisor é degradante, variando entre a ironia e a ofensa. Minha dúvida é: considerando que sou parte de uma organização, devo relatar esse fato à direção da empresa?"

De primeira, a resposta seria sim. Mas vou lhe adiantar o que provavelmente acontecerá se você fizer a denúncia.

Primeiro ponto. O seu real objetivo seria colocado em dúvida. Você poderia ser acusado de querer derrubar o seu supervisor para, eventualmente, ficar com o cargo dele. Vamos assumir que isso nem de longe é verdade.

Segundo ponto. Os seus colegas precisarão confirmar o que você disse, caso contrário, a sua denúncia ficaria inconsistente.

Terceiro ponto. Os clientes também devem confirmar. Como clientes, eles já poderiam ter reclamado por conta própria à direção de sua empresa, e é estranho que nenhum deles tenha ainda feito isso.

Quarto ponto. Digamos que um cliente confirme, e que seu supervisor leve uma advertência da direção. Aí, como ficaria a sua situação? É provável que você ganhe o rótulo de dedo-duro.

Então, você deve se curvar ao que acha errado? Não. Mas a sua denúncia só terá sucesso se as pessoas envolvidas reagirem da maneira que você imagina que elas irão reagir.

Então eu sugiro que você comece pelo segundo ponto. Descubra se pelo menos um colega estaria disposto a lhe apoiar. Se você não encontrar um único aliado, é bem possível que o seu disparo acabe atingindo quem você menos espera: você mesmo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário