2008-07-04

Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer, sobre um tema recorrente e muito popular, as entrevistas de emprego.

Este comentário é do dia 03/07/2008, e o áudio, pra quem quiser ouvir, está disponível no site da CBN.

Cinco fatores avaliados na entrevista de emprego

Pelo menos 3 ouvintes por dia, escrevem para saber quais são as respostas corretas para aquelas perguntas que os entrevistadores sempre fazem. Por exemplo, "por que você acha que é o melhor candidato para essa vaga?", ou "por que você foi demitido do seu último emprego?".

Talvez muita gente se surpreenda, mas o bom entrevistador está menos interessado na resposta em si, e mais na maneira como o candidato formula cada uma das respostas. Ao final da entrevista, o candidato será avaliado por 5 fatores:

Primeiro fator: comunicação. É a capacidade de montar frases inteligíveis, fornecendo o maior número de informações no menor tempo possível. A comunicação é negativamente afetada pelos cacoetes verbais, como "hã", "tá" e "veja bem". E também pela postura do candidato. Ficar olhando para as paredes ou se remexer na cadeira como se estivesse sentado num formigueiro, são pecados mortais.

O segundo fator: comprometimento. Nas respostas, o candidato deve sempre mostrar que quer trabalhar naquela empresa, e não em qualquer empresa que apareça. Para isso, deve saber um pouco da história da empresa, além de números e fatos atuais. Uma simples busca na Internet permite juntar meia dúzia desses detalhes importantes.

O terceiro fator: energia. O candidato deve deixar claro que, para ele, não tem tempo ruim. Que aprecia desafios e que gosta de superar objetivos.

O quarto fator: flexibilidade. O candidato precisa demonstrar que sabe se adaptar a qualquer situação, a qualquer chefe, a qualquer ambiente de trabalho e que muda amanhã mesmo para o Cazaquistão, se for necessário.

E o quinto fator: enfoque positivo. Isso significa nunca falar mal da ex-empresa, do ex-chefe e dos ex-colegas. Tudo o que passou foi bom, e o que não foi tão bom, serviu como aprendizado.

Na famosa pergunta, "qual é o seu maior defeito?", uma vez um candidato me respondeu: "é ainda não estar trabalhando nesta empresa". Comunicação, comprometimento e enfoque positivo, além de criatividade, em apenas sete palavras.

Max Gehringer, para CBN.


/**************************************************************

Outros comentários do Mr. Max, relativos a entrevista de emprego:

Quem mandou perguntar?

Em uma entrevista, alguns sinais não-verbais são mais fortes do que as palavras

O importante em uma entrevista é manter o autocontrole para responder qualquer tipo de pergunta

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

Entrevista de Emprego é uma simples avaliação

5 comentários:

  1. O Max Gehringer deveria dar treinamento pra recrutador também. Porque tem casa imbecil...

    p.s.: viciei no wtfbrasil.com

    ResponderExcluir
  2. MUito interessante estas dicas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:26 AM

    kzir monetary rajpipla smes medlineplus assisted impress panamerican admit artsdest seats
    semelokertes marchimundui

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:01 AM

    Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

    ResponderExcluir
  5. karina auad9:14 PM

    poxaa...mto boa essas dicas...se eu n tivesse lido antes teria dado cada "rata" rsrsrs...inteligentissimo max!

    ResponderExcluir