2007-11-30

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

Aproveitando o post passado com respostas engraçadas em entrevistas de empregos, texto do Max Gehringer, fui no site da CBN e estava ouvindo uns podcasts das 'pequenas sessões' que tocam na rádio.

Todos (como já era de se esperar) são muito bons, mas selecionei alguns sobre entrevistas de emprego, e vou postar a transcrição deles aqui. Neste post vai o primeiro:

Como saber seu desempenho em uma entrevista de trabalho

por Max Gehringer, 28/11/2007

"Meu nome é Sandra, e minha pergunta é a seguinte: quando a gente sabe que foi bem numa entrevista?"

Bom, Sandra... Primeiro, se ao final o entrevistador disser "você foi bem", não saia comemorando. Esse é um cumprimento padrão, que equivale mais ou menos às famosas frases profissionais sem muito conteúdo, como "então a gente se fala" ou "vamos tomar um café um dia desses". São frases mais simpáticas do que sinceras.

Mas existem algumas coisas que você pode deduzir durante a entrevista. Vamos a elas. Primeira: se o entrevistador não olhou para o relógio nenhuma vez, isso é positivo. Se ele olhou uma vez só, é negativo. Se ele olhou mais de uma vez, é desastre.

Segunda: se a cada vez que você terminou uma resposta, o entrevistador passou para a pergunta seguinte, sem fazer nenhum comentário, isso é sinal de que a entrevista já ficou burocrática, mas se o entrevistador pedir para você explicar melhor uma resposta, ou dar exemplos, ou contar uma história pessoal, aí é sinal de interesse.

A terceira: se o entrevistador interromper você no meio de uma resposta, isso significa que você está indo pelo caminho errado: ou falando muito, ou não sendo clara, ou fugindo do assunto. Se ele interromper você duas ou três vezes, é porque ele está perdendo a paciência.

O bom é quando o entrevistador usa a comunicação não verbal para incentivar você a continuar falando, como por exemplo, um sorriso, ou um gesto com as mãos, ou uma afirmação movendo a cabeça. Se ele inclinar o tronco em sua direção, reduzindo a distância entre vocês, aí você realmente está agradando. Mas, se ele se recostar na cadeira, é porque ele parou de escutar.

E finalmente, quarta: se você foi realmente bem, alguém da empresa fará contato em menos de 10 dias. Se em 20 dias, você não ouvir notícias, é hora de começar a pensar na próxima entrevista.

/*****************************

Lembrando, você pode ouvir o áudio original aqui, no site da rádio CBN.

UPDATE:
Outros textos do Max aqui no blog:

Nenhum comentário: