Segundo a Wikipedia:
Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal mas por relação de significado. A sincronicidade é também chamada por Jung de "coincidência significativa".
Não entendeu nada? Pois bem, sincronicidade pode ser vista como uma coincidência de eventos que APARENTEMENTE não têm relação entre si. Entretanto, para certas pessoas, estes eventos têm um significado, e este significado relaciona esses eventos.
Ainda citando a Wikipedia, tem-se este exemplo:
Um exemplo bem conhecido de sincronicidade, é uma história real do escritor francês Émile Deschamps. Em 1805, Émile foi recebido com um pudim de ameixas pelo desconhecido Monsieur de Fontgibu.
Cerca de dez anos depois, ele encontrou pudim de ameixas no menu de um restaurante em Paris, e fez o pedido, mas o garçon lhe disse que o último pudim já fora servido à outro cliente, o qual seria M. de Fontgibu.
Alguns anos depois, em 1832, Émile Deschamps estava num jantar, e mais uma vez, foi oferecido pudim de ameixas à mesa. O escritor recordou do incidente anterior e contou à seus amigos que somente M. de Fontgibu faltava ao recinto para se fazer completa outra coincidência - e no mesmo instante, agora mais velho, M. de Fontgibu adentrou ao recinto.
Pois bem, alguns dias atrás, lendo no meu Google Reader os feeds de alguns blogs, vi alguns posts que aparentemente não tinham relação entre si, ou seja, não trocavam nem compartilhavam links, mas que tinham algumas idéias que eu acabei relacionando.
Primeiro eu vejo este post da beeanka, sobre um povo que vende calcinhas usadas no Mercado Livre. E logo em seguida, o que vejo? A natureza íntima incompleta da dona K.
Logo depois li o post seguinte da K., Ângela ou Bárbara, em que ela se pergunta: Uma grande paixão deve ter vida longa ou ela deve ser um sopro, um suspiro, uma boa lembrança?
Como eu disse nos comentários, paixão, pra mim, por definição é algo passageiro. E que tudo o que eu poderia dizer sobre paixão foi resumido num comercial de bombom, que olhem só, a mariane havia postado uns dias atrás neste post: Comercial sobre amor.
E todos esses blogs, no meu Google Reader, estão agrupados numa mesma tag. Sincronicidade pura, huahuahua.
e pior que foi coincidência mesmo.
ResponderExcluir