E agora, a transcrição do comentário do Max Gehringer para a CBN, de hoje, dia 21/08/2008. Áudio original disponível no site da CBN.
Um exemplo de empresa
De modo geral, meus comentários não têm a intenção de mostrar o mundo corporativo como ele deveria ser, caso fosse perfeito. E o tom das minhas respostas costuma refletir o tom das perguntas que eu recebo diariamente. Eu poderia classificá-las em vários grupos. Os mais frequentes são os de dúvida, desabafo e revolta.
Por isso, é reconfortante receber uma mensagem positiva, como a que recebi hoje. Creio que ela interessará a todos os ouvintes, mas especialmente àqueles que militam na área de recursos humanos, e que são responsáveis pela integração de novos funcionários.
A mensagem foi escrita pelos pais de um jovem que foi admitido por uma grande empresa, juntamente com mais meia dúzia de jovens. E o primeiro dia no novo emprego foi literalmente uma recepção.
A empresa convidou os pais dos jovens para um encontro. O presidente começou dando as boas vindas a todos, pais e filhos. Em seguida, os diretores apresentaram os números e os planos da empresa, e falaram das possibilidades de carreira que os jovens teriam. E depois foi oferecido um pequeno coquetel para celebrar o primeiro dia no novo emprego.
Alguns pais, como foi o caso do ouvinte que escreveu, chegaram a se emocionar com a pequena cerimônia. Eles nunca haviam imaginado que uma empresa fosse capaz de fazer algo assim. E para dizer a verdade, nem eu.
Mas esse emocionado encontro irá trazer alguns resultados práticos. Primeiro, os pais serão os primeiros a incentivar o filho a dar o melhor de si. Segundo, se o filho receber uma proposta para mudar de empresa, os pais o aconselharão a não aceitar. E esses são dois conceitos básicos de RH: atrair e reter talentos. São ações que costumam ter um custo alto, mas a empresa que empregou o filho de nossos ouvintes, conseguiu um belo resultado inicial por um valor insignificante. Uma mescla de humanização com inteligência.
Espero que ela possa servir de exemplo a outras empresas. E infelizmente, causar inveja a quem, no primeiro dia de trabalho, sequer foi apresentado aos novos colegas.
Max Gehringer, para CBN.
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