2008-08-21

Superstição funciona pra quem se prepara - by Mauro Halfeld

Pra variar um pouco, trago aqui a transcrição dos comentários do Mauro Halfeld, para CBN, do dia 21/08/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

Superstição nos negócios

Você é supersticioso?

Olha, eu vou contar um caso de um experiente comerciante, o Paulo, que um belo dia foi informado de que seu número da sorte seria o 4. Ele foi até o Jockey Clube e apostou nos cavalos com o número 4. Fez uma festa. Ganhou em apenas um dia, mais do que a sua renda anual. Ele teve uma certeza: era o seu dia de sorte.

Paulo voltou ao Jockey várias vezes nas semanas seguintes. Perdeu dinheiro. A seguir, tentou a sorte no bingo com 4 cartelas. Perdeu dinheiro. Em poucos meses a sua situação financeira já estava complicada. Mergulhou em dívidas até que começou a se lembrar de como é que tudo começara. Aquele primeiro dia que o Paulo agarrou-se à superstição do número 4, foi na verdade, o seu dia de azar.

O pesquisador inglês Richard Wiseman descobriu que as pessoas que se consideram azaradas também acreditam mais em superstições como gato preto, espelho quebrado ou então elas temem o número 13. Os sortudos, nem tanto. Parece que os azarados tendem a confiar mais em formas pouco eficientes, como superstições por exemplo, para justificarem os seus momentos mais difíceis. Por outro lado, os sortudos preferem formas mais construtivas para ganhar dinheiro. Eles procuram estar melhor preparados.

Boa Sorte!

Mauro Halfeld, para CBN.

/***********************************************************

P.S. O professor Wiseman mantém um excelente canal no Youtube, com vários vídeos mostrando aspectos divertidos e interessantes da ciência, que se a gente não presta atenção, podem se passar como... mágica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário