Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/06/2009, sobre o marketing pessoal.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
E falando em marketing pessoal, se você ainda não conhece, não pode deixar de ler a fábula corporativa do Pato e do Pavão.
/==================================================================================
Os 10 fatores que compõem o marketing pessoal
Atendendo a alguns pedidos, hoje vamos falar sobre o marketing pessoal.
Funcionários dedicados e eficientes muitas vezes não conseguem uma promoção. Por quê? Porque eles estão fazendo tudo certo, mas estão esquecendo do marketing pessoal. Vamos então a uma listinha, dos 10 fatores que compõem o bom marketing pessoal:
Primeiro: liderança. Antes mesmo de ter um cargo, um funcionário pode influenciar seus colegas, muito mais do que é influenciado por eles. Ele se torna um formador de opinião, e empresas percebem isso rapidamente.
Segundo: solidariedade. Alguns funcionários param o que estiverem fazendo quando são consultados por seus colegas, sobre assuntos de trabalho ou mesmo que nada tenham a ver com o trabalho. Outros baixam a cabeça e só fazem o que têm que fazer.
O terceiro: visão. É alguém entender o que esta fazendo e porque está fazendo. E sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
O quarto: espírito de equipe. É oferecer ajuda aos colegas, sem ser solicitado. E se preocupar com que o trabalho dos outros também saia bem feito.
O quinto: maturidade. É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. É saber apaziguar discussões entre colegas, e propor soluções que os outros consideram apropriadas.
O sexto: integridade. É fazer o seu trabalho sem prejudicar a ninguém. É não ser excessivamente ambicioso, nem querer atropelar quem aparece pela frente.
O sétimo: visibilidade. É se oferecer para fazer uma apresentação. É ser o primeiro a erguer a mão quando se precisa de um voluntário para uma tarefa. É se apresentar para compor um grupo de trabalho ou para ajudar a implantar um programa novo.
Oitavo: empatia. É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. Quem elogia é elogiado. Quem só critica sempre acaba sendo criticado.
Nono: otimismo. É conseguir enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente daquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e aceitar eventuais críticas. Pessoas assim ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável.
E décimo: paciência. É saber a hora certa de pedir uma oportunidade, ao invés de ficar reclamando que a empresa não dá oportunidades.
Quem tem no mínimo 7 desses 10 fatores, dificilmente deixa de decolar na carreira. Marketing pessoal não é criar uma imagem vazia. É, além de apresentar bons resultados, saber se sobressair sem ser chato e conseguir simpatias sem ser puxa-saco.
Max Gehringer, para CBN.
/==================================================================================
Se o comentário parece que já foi feito, é porque o Max já apresentou esses dez fatores no quadro do Fantástico, Emprego de A a Z. É interessnte ver o vídeo, pequenos detalhes são diferentes entre o comentário e a reportagem, nada estrutural, mas de enfoque. De qualquer jeito, é bom se você ainda não sabe como é a fuça do Mr. Max ;)
Oi Andarilho,
ResponderExcluirTudo bom? Menino, o que não falta é gente louca nesse mundo...
Beijos,
Bela - A Divorciada
e puxa-saco é o q mais tem por aí hj...
ResponderExcluirbjs