2008-02-25

Patos e pavões - A soma do bom trabalho com a boa imagem é o marketing pessoal - by Max Gehringer

Mais uma transcrição dos comentários do Max Gehringer para CBN (disponível via podcast), de 25/02/2008.

Em homenagem a todos que ficam se lamentando que não são reconhecidos, que não têm networking, etc (como eu):

Clássicos do Mundo Corporativo: A soma do bom trabalho com a boa imagem é o marketing pessoal


O pato é uma ave que sabe andar, voar e nadar, mas não é um modelo em nenhuma das 3 coisas. O andar do pato é desajeitado. O pato nada devagar, e voa muito mal.

Muitos funcionários sabem que não são patos. E têm a certeza, de que não nasceram para pato. Mas são tratados pelos chefes como se fossem patos: lentos e incompetentes. Qual é o remédio para escapar da síndrome do pato? É começar entendendo a síndrome do pavão.

O pavão anda mais devagar que o pato, e quem é que já viu um pavão nadando ou voando? Mas, quando alguém tem uma máquina fotográfica, e vê um pato e um pavão, vai sempre fotografar o pavão. Embora seja menos competente, o pavão aparece mais, porque sabe se pavonear, ou seja, o pavão tem o que o pato não tem: marketing pessoal.


É claro que o pavão não tem a mínima idéia do que seja marketing pessoal. O pavão é uma obra da natureza, e não de seus próprios talentos. Já o funcionário tem essa opção. Ele precisa aprender a se promover. O termo auto-promoção tanto pode significar querer aparecer de graça, às custas dos outros, o que é reprovável, ou divulgar de maneira eficaz o próprio trabalho, o que é recomendável.

O bom marketing, seja ele de um produto ou de um funcionário, está assentado sobre 3 pilares:

Primeiro, é preciso que o maior número possível de pessoas saiba o que eu faço.

Segundo, é preciso que essas pessoas se convençam dos benefícios daquilo que eu faço.

E terceiro, se essas pessoas estiverem convencidas, elas divulgarão o que eu faço de bom.

Todas as grandes marcas que conhecemos fizeram e fazem isso. A síndrome do pato é o trabalho sem imagem. A síndrome do pavão é a imagem sem trabalho. A soma do bom trabalho com a boa imagem é o marketing pessoal.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

e no que da se juntar o pavão com o pato??patão? pavato?

é.. nesse caso eu acho que sou o pato.. ó_ò... ou nem isso.. hahaha

Dois cigarros e um café. disse...

Eu sou um pavão insandecido, pena ue eles me notam... mas não sabem exatamente para o que eu sirvo...

Beijundas :)