2010-06-14

Filme: Plano B

Quando Morpheus diz a Neo, em Matrix, que o destino não carece de ironia, eu tenho que concordar. Assistir o novo filme da Jennifer Lopez, Plano B (ou The Back-up Plan, no original) não era nem meu plano C sábado a tarde, mas acabou virando o plano A mesmo, depois que o destino (e o Cinemark) aprontaram, cancelando a sessão de outro filme que eu veria. Pra não perder a ida ao shopping, nem esperar uma hora pra ver outro filme, encarei o Plano B mesmo. E me arrependi.

filme plano b poster cartaz
Plano B é uma fraca comédia romântica que nos apresenta a protagonista Zoe (Jennifer Lopez), uma mulher profissionalmente estável, dona de um pet shop, que se cansou de esperar pelo "cara certo" e decidiu ter um filho sozinha, usando inseminação artificial. No dia da sua primeira tentativa de inseminação (pra quem não sabe, geralmente a gravidez não ocorre de primeira, por isso, são feitas várias tentativas), Zoe acidentalmente "esbarra" com Stan (Alex O'Loughlin), quando os dois tentam pegar o mesmo táxi. Um primeiro encontro fortuito, um pouco de antagonismo a primeira vista, e um flertezinho final. Clichê claro, mas ainda assim, passável.

Alguns dias depois, por um lance do destino, Zoe encontra Stan numa feirinha (ele é produtor de queijos artesanais), e então você já sabe o que acontece. Stan corre atrás de Zoe, que a princípio não quer nada, mas acaba se apaixonando. Só que essa paixão corre o risco de ir por água abaixo porque Zoe está grávida e Stan não quer ter filhos. Só que no final, o amor vence e blá blá blá, mas não antes de passar por alguns problemas, sobretudo, a insegurança de Zoe.

filme plano b jennifer lopez alex o'loughlin
Os créditos iniciais do filme é uma pequena animação, onde a protagonista enxerga bebês em todas as cenas de um cotidiano. Essa cena inicial, apesar de uma animação, dá o tom do filme: de exagero, de caricatura. Tudo é muito exagerado, especialmente os diálogos forçados. Tome como exemplo todos os diálogos entre Zoe e sua amiga Mona (Michaela Watkins), sobre gravidez e filhos, onde Mona desencoraja a amiga, afinal, ela tem três crianças. Se quando Mona fala sobre como sua vagina ficou depois dos partos, não é um exemplo claro de diálogo exagerado (e com pouca graça), não sei mais o que poderia ser.

filme plano b jennifer lopez michaela watkins
Uma das coisas que geralmente ajudam uma boa comédia romântica (sobretudo na parte cômica), são os coadjuvantes, aqueles amigos dos protagonistas, que muitas vezes chegam a ser tão ou mais carismáticos que os próprios. Neste Plano B, os coadjuvantes simplesmente são jogados para escanteio. Os empregados e amigos de Zoe, por exemplo, têm tão pouco tempo na tela e tão pouco a acrescentar, que sinceramente não sei porque estão no filme. E, se do lado de Zoe temos a amiga Mona tentando dar uma elevada no nível cômico, do lado de Stan temos o pai do playground interpretado pelo comediante Anthony Anderson, que basicamente interpreta ele mesmo, de maneira meio preguiçosa, até.

filme plano b anthony anderson alex o'loughlin
E falando em interpretações, as dos coadjuvantes estão totalmente caricatas, o que não é de se estranhar, dado o clima exagerado do filme. Jennifer Lopez até que não faz feio em tela, mas o roteiro dá pouca brecha pra ela exercitar algo mais do que uma carinha meiga/romântica. Já Alex O'Loughlin parece sempre meio tenso em cena (será o efeito de estar ao lado de Jlo?).

Pra não dizer que o filme não tem nada que valha a pena, destaco dois aspectos. Primeiro, a trilha sonora. Pra quem curte um pop com um quê de balada romântica, o filme usa as músicas muito bem. E em segundo lugar, o colírio para os olhos que são as curvas da Jennifer Lopez, que mesmo na casa dos quarenta, ainda está muito hot, como dizem os americanos. E linda neste filme. Bem, de qualquer forma, a mulherada vai mesmo babar é no Alex O'Loughlin pilotando um trator, sem camisa, no melhor estilo fazendeiro de fantasia feminina.

filme plano b jennifer lopez alex o'loughlin
Sim, o filme transborda clichês. Além daqueles já inerentes ao gênero de comédia romântica, todos os clichês de grávidas no cinema estão presentes: os enjôos e os vômitos sempre nas horas mais inconvenientes, a fome descontrolada, a libido aumentada das grávidas, e qualquer enjôo/vômito denunciando a gravidez, não necessariamente nesta ordem. E vale também destacar (negativamente) a cena do parto natural de uma das companheiras de terapia de Zoe. Essa cena, que tenta fazer graça apelando para a escatologia, provoca menos risadas do que o planejado e mais sentimentos de vergonha alheia.

filme plano b jennifer lopez alex o'loughlin
Tanto o diretor Alan Poul quanto o roteirista Kate Angelo, têm em Plano B, o primeiro filme para cinema de suas carreiras, até então formadas exclusivamente por programas para TV. Sinceramente, o resultado deste filme não é algo de que eu me orgulharia muito.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete.

7 comentários:

CintiaYamane disse...

nosss.. os filmes dela são tudo chato..
mulherzinha sem graça

Ju ♥ disse...

ela pensa q é atriz...

Sardinha Mestre disse...

é por isso que eu só vou no cinesystem, hahahaha... assistir plano b é triste.

Ana P. disse...

No final o amor vence, blá blá blá.

HAHAHAHAHAHAHAHAHA, ai, ai, filmes...

Anônimo disse...

Sinto mas tenho que discordar de vcs..
O filme é mto bom e como o titulo sugere é um ótimo plano B.
Claro que q acho que ninguém vai ao cinema pra assistir a ele mas se for a única opção com certeza será a melhor, né?!
Ah, e a trilha sonora é bem legal.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Depois que tive filho e vi esse filme, encontrei só verdades. Nenhum exagero ou caricatura. É tudo exatamente como o mostrado.