2010-06-09

Filme: O Segredo dos Seus Olhos

Ontem saí mais cedo do trabalho pra pegar uma sessão do filme argentino O Segredo dos Seus Olhos (ou originalmente El Secreto de Sus Ojos), ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. Merecidíssimo.

filme o segredo dos seus olhos poster cartaz
O filme é uma mistura de gêneros. Talvez o carro chefe deles seja o mistério policial, mas reduzi-lo a apenas isto, é simplificar demais. O Segredo dos Seus Olhos consegue misturar não apenas um mistério em clima noir (sem utilizar desta estética, entretanto), contado a partir de flashbacks, como também nos mostra os dramas dos personagens de maneira eloquente, sincera e sensível, sem nunca deixar o clima muito pesado, nem deixar a trama leviana. Um equilíbrio perfeito, eu diria.

filme o segredo dos seus olhos
A primeira cena de O Segredo dos Seus Olhos é emblemática. Sabemos mais ou menos onde estamos, numa estação de trem, mas quase tudo está embaçado, desfocado. Entretanto, mesmo com as imagens desfocadas, sabemos que se trata de um casal, que ali estamos vendo uma despedida, e é quase paupável o sentimento de perda ali. Mas quem são aquelas duas pessoas, e qual a história delas? Quando você souber a resposta, será porque já viveu boa parte da jornada que o filme lhe ofereceu, e acredite, estará muito satisfeito com ela.

filme o segredo dos seus olhos
Na trama, Benjamin Esposito (interpretado magistralmente por Ricardo Darín) é uma espécie de investigador/assistente/oficial do Tribunal de Justiça (ou algo parecido, se nem a estrutura judiciária brasileira eu sei direito, imagine a argentina), que acabou de se aposentar. E ele não pretende passar os seus dias de pantufas vendo televisão. O que ele deseja é escrever um livro, e o tema que ele escolhe é um de seus antigos casos no tribunal. Um caso que acontecera há 25 anos, o estupro seguido de morte da jovem e bela Liliana Coloto (Carla Quevedo).

Com um certo bloqueio de escritor, para começar a escrever, Benjamin procura a promotora Irene Hastings (interpretada por Soledad Villamil), antiga colega de Benjamin no tribunal. Ele, que não encontra o tom certo para começar a escrever a história, recebe o conselho de contá-la como ele se lembra. E nessas lembranças, tanto a história do crime quanto um importante momento da história do próprio Benjamin e de Irene, serão revelados.

filme o segredo dos seus olhos
O filme é quase todo um grande flashback, em que acompanhamos os personagens numa Buenos Aires de época politicamente turbulenta. O começo da história é o primeiro encontro de Benjamin e Irene, quando ela é apresentada no tribunal. Também conhecemos o amigo e subordinado de Benjamin, Pablo Sandoval (numa brilhante atuação de Guillermo Francella), que terá um importante papel na trama, além de ser um alívio cômico do roteiro. Aliás, Sandoval é um dos personagens mais memoráveis deste filme, lançando tiradas ótimas e tendo momentos hilários, de forma totalmente orgânica, sem recorrer ao pastelão (mesmo que a sua bebedeira seja parte da graça). Um exemplo é como ele atende aos telefones da sua repartição. Genial. Assim como seus momentos de seriedade, como quando ele tem um importante insight para a resolução do caso, dizendo mais ou menos o seguinte: "Um homem pode mudar de aparência, de emprego, etc., mas sabe o que ele não pode mudar? De paixão."

filme o segredo dos seus olhos
Outro personagem que ficamos conhecendo é o marido de Liliana, o jovem e apaixonado bancário Ricardo Morales (Pablo Rago). Ponderado, deseja que o culpado pela morte de Liliana sofra a punição que a justiça lhe prevê: prisão perpétua, afinal, como ele diz, a pena de morte seria muito rápido, até um prêmio que ele mesmo gostaria de receber, naquele momento de dor. Benjamin acaba criando um certo laço de amizade com Morales, depois de ver o amor que ele sentia pela esposa, e também de ver a obstinação deste. Obstinação que é a característica indelével de Morales, assim como uma paixão.

filme o segredo dos seus olhos
Tecnicamente, o filme é excelente. Desde as maquiagens (afinal, entre o presente e a época do assassinato são uns 25 anos), que deixaram os personagens totalmente críveis nas duas linhas de tempo, passando pela edição e câmeras do filme. E falando nisso, é impossível não citar o plano-sequência do estádio de futebol, simplesmente fantástico. É uma cena de mais ou menos uns 6 minutos, em que não há um corte (aparente) de câmera, e que começa com uma tomada aérea de um estádio de futebol lotado, desce para a arquibancada, e segue por dentro do estádio em uma cena de perseguição tão tensa quanto os melhores filmes de ação. No filme, os efeitos especiais não se notam (como deveria ser), mas vendo o making-of, vemos que o estádio lotado tinha na verdade apenas uns 200 figurantes, o resto foi a mesma tecnologia inventada por Peter Jackson pro terceiro Senhor dos Anéis. Certamente, com tudo o que o envolveu, esse plano-sequência deve ser lembrado por um bom tempo, como um ótimo exemplo da arte do cinema. Parabéns ao diretor Juan José Campanella.

filme o segredo dos seus olhos
Não só por isso, mas também pelo ótimo roteiro, assinado por Campanella e Eduardo Sacheri, autor do livro La pregunta de sus ojos, que inspirou o filme. É simplesmente um deleite ver como cada detalhe jogado na trama tem sua importância, culminando com uma espécie de poesia, onde detalhes abrem arcos e os fecham mais a frente na história. Outro deleite são todas as inúmeras referências ao "olhar", e como os olhos são importantíssimos durante toda a trama, aparecendo em tela tanto de maneira visual quanto textual.

Alguns exemplos de referências visuais aos olhos, que são bem visíveis (e até triviais, neste sentido): os olhos de pessoa apaixonada de Benjamin, logo no começo do filme, no primeiro encontro com Irene; e o olhar de decepção de Irene ao ver que um assunto que Benjamin queria tratar não era o que ela estava pensando; ou ainda o olhar do suspeito do assassinato, em duas ocasiões, nas fotos e quando já preso, dá uma bela encarada em Irene, o que é preponderante para ela acreditar no caso.

filme o segredo dos seus olhos
Outros momentos podem ser mais sutis, mas não deixam de evidenciar o olhar, como: no foco nos olhos, ainda abertos, do corpo de Liliana na cena do crime; ou o foco fechadíssimo da câmera na conversa entre Benjamin e Morales, numa das cenas finais do filme, em que quase tudo o que se vê são os olhos dos dois personagens. Fora, é claro, às referências textuais aos olhos, como quando Benjamin cita o olhar apaixonado de Morales.

E com tanta importância no olhar, O Segredo dos Seus Olhos poderia ser um filme totalmente diferente se não contasse com atuações esplendorosas. Ricardo Darín e Soledad Villamil conseguem expressar com um olhar, com um pequeno movimento, uma grande quantidade de emoção e informação, acerca do que seus personagens são ou do que estão pensando. Muito bom mesmo. Fora o já elogiado Guillermo Francella com seu Sandoval. E também não dá pra deixar de citar Pablo Rago como o marido da vítima e Javier Godino como o assassino, ótimos em seus papéis.

filme o segredo dos seus olhos
Dito (tudo) isso, fica claro que considero O Segredo dos Seus Olhos um filme nota dez. E se muita gente torce o nariz por premiações como o Oscar, é bom que diga-se que neste caso, a estatueta foi merecida e honrada. Aliás, dentre os oscarizados e concorrentes, mesmo adorando Bastardos Inglórios e achando que o prêmio ao Guerra ao Terror foi justo, creio que O Segredo dos Seus Olhos teria fôlego para disputar de igual para igual com estes filmes, qualquer prêmio. E talvez, até ganhar.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete e no Cinema em Cena, excelente. E site oficial de El Secreto de Sus Ojos (em espanhol).

P.S.1. No Brainstorm9 tem um vídeo com o making-of do plano-sequência que citei, do filme. Vale a pena ver se você assistiu o filme.

P.S.2. Sim, o final é surpreendente. Fazia tempo que eu não saía do cinema com aquele pensamento de "PQP!!! Filmaço!".

5 comentários:

Ju ♥ disse...

nossa, depois desse post eu tenho q assistir esse filme.
[se não fosse tão tarde eu ia agora]

Márcia de Albuquerque Alves disse...

toda vez que passo aqui minha lista de filmes crescem e meu tempo diminui kkkk

Unknown disse...

dica anotada!

Nilson Jr. disse...

Nossa, não tinha visto teu post.
Escrevemos no mesmo dia, sobre o mesmo assunto, e concordamos em todos os aspectos! auheuahe

Filme fantástico!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Filmão!!!! Amei tb. Principalmente pelo Ricardo Darín e pela direção.

Muito sensível mesmo. E bem filmado.

Beijos,

Bela - A Divorciada