2010-06-14

Como detalhar o currículo sobre diversas funções? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/06/2010, sobre como escrever no currículo as diferentes funções exercidas em empregos anteriores.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como detalhar o currículo sobre diversas funções?

currículo
Uma consulta sobre montagem de currículo. Um ouvinte pergunta qual o nível de detalhamento que os empregos anteriores devem ter. E ele dá o próprio exemplo. Após passar 7 anos por três empresas e oito funções diferentes, o currículo do nosso ouvinte já está parecendo mais um livro de ocorrências do que uma folha corrida.

Vamos então separar a resposta em duas partes.

Na maioria dos casos, as primeiras experiências servem apenas como uma referência passageira. Por exemplo, um profissional que começou a carreira na área de almoxarifado, há 5 anos, e atualmente está no setor de planejamento financeiro da empresa, certamente está em busca de oportunidades na área em que atua.

Logo, ficar descrevendo em detalhes as atribuições que ele tinha no almoxarifado, só vai dificultar a leitura de quem for ler o currículo. Uma simples frase, do tipo: "auxiliar de almoxarifado, com tarefas burocráticas e operacionais", já é mais que suficiente. A ênfase deve ser colocada no último trabalho executado. Mas também não é preciso exagerar nos detalhes. Em dez linhas, no máximo, dá para relatar tudo e mais um pouco.

A segunda parte da resposta vale para profissionais que mudaram de área e desejam retornar à área anterior. Isso é muito comum no mercado de trabalho atualmente. Neste caso, muda-se a estratégia. O parágrafo maior deve ser usado para enfatizar a função pretendida, e não a última.

E no caso de quem teve três funções bem diferentes nos últimos anos? Aí, é necessário escolher uma delas. Na primeira linha de um currículo é sempre destacada a função pretendida. Se alguém escrever nessa linha: "Objetivo: finanças, marketing ou produção", não vai dar a impressão de múltiplos talentos ou de facilidade de adaptação. Vai dar a impressão de falta de foco, e muito provavelmente o currículo será descartado.

Para profissionais mais maduros, que começaram a carreira há 15 ou 20 anos, os primeiros empregos e os nomes das funções devem ser mencionados em uma só linha, sem explicações. A não ser que o profissional esteja querendo voltar no tempo e começar tudo de novo, a partir do zero.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: