Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/06/2010, sobre mudar de área depois de muito tempo na mesma empresa.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Trabalho na mesma empresa há 22 anos e quero mudar de área: será difícil?'
"Tenho 43 anos de idade e trabalho na mesma empresa há 22 anos", escreve um ouvinte. "Gostaria de mudar para outra área e pergunto se essa minha estabilidade profissional funcionará a meu favor ou contra mim."
Bom, se você pretendesse mudar somente de empresa e continuar na mesma área em que atua, a estabilidade seria um ponto positivo, principalmente em empresas de pequeno ou médio porte, que ainda valorizam empregados estáveis.
Mas mudar de empresa e de área, já será bem mais difícil. Você precisaria ter argumentos muito fortes para convencer um entrevistador a lhe dar uma oportunidade numa área na qual você nuca atuou, porque certamente surgirão no processo seletivo, muitos candidatos que irão preencher os requisitos tanto de escolaridade, quanto de experiência prática na função.
O mais recomendável seria você mudar de área dentro da própria empresa em que atua. Certamente, após 22 anos nela, você conheceu muita gente que poderá apoiá-lo numa transferência interna.
Mas vamos considerar a pior hipótese. A de que você se cansou da área em que sempre atuou e ainda por cima está desiludido com a sua empresa atual. Nesse caso, a minha sugestão seria que você mudasse para outra empresa, na mesma área em que sempre trabalhou. E depois de um ano, solicitasse uma transferência interna para a área que você deseja.
Por que depois de um ano? Porque se você disser numa entrevista que quer entrar numa área, pensando em mudar para outra, iria deixar o entrevistador confuso, e isso não é bom. Mas você pode, e deve dizer na entrevista, que estará sempre aberto a qualquer oportunidade em áreas diferentes, e perguntar se a empresa em questão proporciona esse tipo de transferência interna. Se a resposta for sim, você poderá usar esse argumento num momento adequado, quando surgir a chance de uma mudança.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
muito bacana esses textos... eu não posso ouvir no momento, os podcasts na CBN, e não posso formatar o pc por hora...
parabéns pelo trabalho
Postar um comentário