Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/06/2010, sobre o comportamento que deve ser tomado, ao saber que se está sendo considerado para uma promoção.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Estou sendo 'considerado' para uma promoção. Como ser escolhido?
"Meu gestor me comunicou que estou sendo considerado para uma promoção", escreve um animado ouvinte. E ele prossegue: "Fiquei feliz em saber disso, mas ao mesmo tempo fiquei preocupado, porque meu gestor me informou que há três outros colegas que também estão sendo considerados para a mesma vaga. Pelo que entendo, haverá uma espécie de concorrência, e vai ganhar quem apresentar os melhores resultados. Gostaria de saber o que posso fazer para ser o escolhido."
Primeiro e mais importante: não saia em campanha aberta pela sua promoção. Eu me arrisco a dizer que pelo menos dois de seus colegas irão fazer isso. Eles irão tentar se aproximar mais do gestor, para pedir conselhos e apresentar novas idéias. E isso nem sempre gera simpatias. Pelo contrário, pode passar uma impressão de que seus colegas estão inseguros quanto às possibilidades deles.
Eu uma vez vi um profissional perder uma oportunidade semelhante a que você relatou, porque ele começou a pedir ao chefe dicas de livros, sugestões de cursos, e o que é pior, começou a levar ao chefe, problemas que não precisavam da intervenção do chefe. A gota d'água foi quando esse profissional ligou para o celular do chefe num domingo de manhã, apenas para que o chefe soubesse que ele tinha ido trabalhar no domingo. No fim, ele perdeu a vaga porque se tornou pegajoso.
Voltando ao seu caso, se o seu gestor não lhe disse qual será o critério para decisão, entenda que você foi um dos selecionados porque o seu trabalho já vem sendo observado e avaliado há algum tempo. Eu apenas sugiro que você se concentre em não cometer erros. Faça melhor e mais rapidamente o que você já vem fazendo.
Segundo, não comente com os seus colegas o que está acontecendo. Porque você corre o risco de dizer alguma coisa que acabará chegando aos ouvidos do seu gestor, e talvez de uma forma desvirtuada.
Em resumo, o seu comportamento profissional até agora foi a sua melhor recomendação. Mudar de atitude na reta final pode trazer conseqüências indesejáveis. Seja o que você sempre foi, mantenha o foco em seu trabalho e deixe as campanhas políticas para os políticos de carreira. O negócio deles é parecer melhores do que são, o seu, é parecer o que é.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário