2010-06-23

Curso de turismo é uma boa escolha diante da Copa de 2014 e Jogos de 2016? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/06/2010, sobre se fazer um curso de Turismo é uma escolha acertada em vista dos eventos esportivos vindouros no Brasil.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Curso de turismo é uma boa escolha diante da Copa de 2014 e Jogos de 2016?

turismo
Uma consulta que já me foi feita por muitos ouvintes. Começar um curso de Turismo agora, seria uma boa escolha, já que esse setor irá ter um forte crescimento com a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016?

Bom, primeiro, são dois eventos bem diferentes em termos de alcance. A Copa vai movimentar mais de uma dúzia de capitais brasileiras, e os Jogos Olímpicos irão afetar uma única cidade, o Rio de Janeiro.

O segundo ponto a considerar é que os dois eventos, de fato, trarão centenas de milhares de turistas para o Brasil, mas por períodos de tempos bastante curtos. O que foi aprendido em Copas e Jogos Olímpicos anteriores, é que diversos setores da economia das cidades envolvidas experimentam um forte aumento nos negócios durante as competições. Alguns desses setores são óbvios, como os de hotéis, restaurantes, transportes, lojas e excursões. Mas há outros setores que aproveitam bem o influxo de turistas, como o do marketing esportivo, o das confecções, o do aluguel de carros.

O que praticamente todos esses setores irão fazer para aproveitar bem o momento, são estratégias de curtíssimo prazo. O objetivo será o de gerar o máximo de negócios em dois períodos mínimos de tempo. Por isso, no caso de funcionários, os empregos serão temporários e não efetivos. Haverá um boom instantâneo, e em seguida, uma redução.

Proporcionalmente, eu acredito que o setor de turismo será o que mais irá gerar empregos no primeiro semestre de 2014, e o que irá mais dispensar funcionários no segundo semestre.

Logo, quem for se preparar para aproveitar as oportunidades, que serão muitas, precisará também pensar em um plano alternativo de carreira, para depois que os eventos terminarem.

Outra dica é que Copas e Jogos Olímpicos são bons momentos para os empregados, mas são muito melhores para os empresários. Não só para os grandes, mas também para micro-empresários com pouco capital e muita imaginação.

Aos ouvintes que estão pensando em cursar Turismo, eu acredito fazer isso somente no caso de Turismo ser a vocação deles. Se não for, não vale a pena estudar quatro anos para ter emprego por três meses.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: