2010-06-28

Carta de apresentação: marcante e sucinta - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/06/2010, com um exemplo de como deve ser uma carta de apresentação.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Carta de apresentação: marcante e sucinta

carta de apresentação
Solicitação de um ouvinte: "Já ouvi você falar na carta de apresentação que vai junto com o currículo. Se não for pedir demais, gostaria que você desse um exemplo bem específico do que essa carta deve conter."

Certo. Mas antes, vamos antes imaginar que você está participando de um seminário. E tem a oportunidade de conhecer o diretor de uma empresa na qual você gostaria muito de trabalhar. Você diz "muito prazer" e em seguida precisa falar algo que fará com que o diretor se lembre de você no dia seguinte. Algo marcante e sucinto, porque outras pessoas também estão na fila, querendo abordar o diretor.

Então, como você começaria essa conversa? Dizendo: "Muito prazer, senhor Diretor. Olha, eu estudei na escola tal, me formei em gestão de bulhufas, fiz pós-graduação em bugalhos, trabalhei na empresa X e depois na empresa Y, sou muito esforçado, sou muito dedicado..."

O diretor pode até ser paciente para escutar tudo isso, mas ele esquecerá de você em cinco minutos. O que você deve dizer a ele é mais ou menos o que deve estar numa carta de apresentação.

Logo, uma carta longa e cheia de detalhes também não iria impressionar. Ao querer passar um monte de informação de uma só vez, você estaria confundindo quem for ler, ao invés de esclarecer.

Outro detalhe importante: assim como não existem duas conversas iguais com diretores ocupados, também não existem duas cartas de apresentação iguais. Elas devem ser específicas para cada caso, e não uma produção em série.

Dito tudo isso, atendendo à sua solicitação, eu escreveria o seguinte numa carta para a empresa Irmãos Metralha:

"Bom dia.

Não estou enviando mil currículos para mil empresas. Estou enviando um só, para a Irmãos Metralha. Sei que pode parecer pretensão minha, mas pesquisei muito até encontrar uma empresa que oferece tudo o que desejo para a minha carreira. Uma empresa que vem crescendo 12% ao ano nos últimos 5 anos e tem uma imagem sólida e respeitável no mercado.

Por favor, conceda-me uma oportunidade para ser ouvido. Não quero tomar demais o seu tempo e agradeço sua atenção.

Nome e ponto final."


Nem é preciso escrever meu currículo está anexo para sua apreciação, porque o currículo estará grampeado à carta. Só isso. Bem rápido e bem simples. Como seria uma conversa de 30 segundos com um diretor.

Nenhum comentário: