2010-06-16

Meu chefe está me evitando e desconfio de que estou sendo 'fritado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/06/2010, sobre a desconfiança de estar na iminência de perder o emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Meu chefe está me evitando e desconfio de que estou sendo 'fritado'

canibal cozinhando
"Desconfio que estou sendo fritado", escreve um preocupado ouvinte. Ele relata o seguinte: "De uns dias para cá, meu chefe deixou de conversar comigo e alguns de meus colegas parecem estar me evitando. Estou neste emprego há dois anos e asseguro que não sou paranóico. Deveria eu perguntar diretamente a meu chefe se existe alguma coisa acontecendo?"

Bom, o problema é o que perguntar. Suponha que você chegue para o seu chefe e diga: "Chefe, eu vou ser dispensado?". E ele olhe para você com uma expressão incrédula e lhe pergunte de onde você tirou essa ideia. Aí, você responderia o que para ele? Que está sentindo uma vibração estranha no ar? A confrontação só faria sentido se as suas suspeitas fossem fundamentadas e o óleo no caldeirão da fritura já estivesse começando a borbulhar.

Porém, se o chefe não lhe disse nada até agora, por que ele diria agora? Se de fato existe uma operação de fritura em andamento, todos os envolvidos nela já combinaram de não lhe dizer nada. E não vão dizer.

Mas em que hipótese uma conspiração dessas aconteceria? Em duas hipóteses. A primeira: o seu desempenho não é bom, e por isso, um novo funcionário está sendo contratado em sigilo para o seu lugar. E a segunda: você fez alguma coisa muito errada e a empresa descobriu.

Se você tem a certeza de que não é nem uma coisa, nem outra, resta uma terceira opção: a do tráfico de influência. Um parente ou amigo de alguém influente na empresa, seria contratado para ocupar o seu lugar.

O que eu lhe sugiro é que você atualize o seu currículo e acione a sua lista de contatos. Não que eu acredite que você será fritado. É que estar em contato com o mercado é sempre um eficiente antídoto para situações como a sua.

Muito provavelmente, você acordou para o fato de que se perder o emprego atual, poderá ter dificuldade para encontrar outro. E aí, começou a ficar mais sensível a coisas que já vinham acontecendo antes, e você não percebia. Se for isso, a sua preocupação não é paranóica, pelo contrário, é saudável. Ficar sem emprego não é uma tragédia. Mas não se preparar para essa eventualidade, é pecar por omissão.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: