2010-06-08

Profissões do futuro: supply chain

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/06/2010, sobre uma das profissões do futuro que irá afetar todas as áreas das empresas: o especialista em supply chain.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Profissões do futuro: supply chain

supply chain management
Respondendo a ouvintes que escreveram perguntando sobre as profissões do futuro, aqui vai uma delas: supply chain. Ou brasileiramente, cadeia de suprimentos, embora as empresas venham preferindo usar mesmo a expressão inglesa.

Supply chain é a gestão de todos os aspectos de um processo produtivo que começa com o fornecedor e continua até o cliente final. O objetivo é aumentar a eficiência e reduzir custos, um binômio que as empresas gostam de chamar de criação de valor.

A maioria das indústrias de grande porte já têm áreas de supply chain em seus organogramas. Como cada empresa utiliza o conceito, é que varia um pouco. No começo, há uns 15 anos, supply chain foi a junção das áreas de suprimento e distribuição. Com o passar do tempo, outros setores foram sendo agregados: compras, planejamento e controle de produção, almoxarifado, transportes, logística, logística, terceirização da produção, desenvolvimento de novos insumos e de novos fornecedores.

Ao fazer tudo isso, o gestor da cadeia de suprimentos acaba se envolvendo diretamente em outras áreas da empresa, como marketing, produção e finanças. A velocidade com que supply chain estendeu os seus tentáculos, me leva a acreditar que cedo ou tarde, o diretor de supply chain acabará sendo um dos três profissionais mais importantes da empresa, depois do presidente.

Bom, se uma área dessas oferece tamanho potencial de carreira, que cursos formam um especialista em supply chain? Existem faculdades para isso? Não. Como também não existem faculdades de vendas, outra área vital para qualquer empresa.

Os especialistas em supply chain normalmente são engenheiros, mas isso não é essencial. O profissional de supply chain é, acima de tudo, um curioso. Ele precisa entender cada passo de um processo longo e cheio de detalhes. E precisa ter um bom relacionamento, porque parte de suas decisões irá afetar áreas que não são diretamente subordinadas a ele. E mexer no quintal alheio é algo que sempre provoca discussões e ciúmes, em qualquer empresa.

Quando se fala profissões do futuro, quase sempre são citadas algumas que afetarão poucos setores. Supply chain é um desses fenômenos que afetará a todos eles. É só uma questão de tempo.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

no mínimo tem que ter "jogo de cintura", porque não é fácil unir conhecimento, bom relacionamento, capacidade... e tantos outros pré-requisitos dentro de uma empresa, e não causar algum ciuminho.