2010-06-07

Para esconder emprego atual, eliminar função do currículo é a pior opção - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/06/2010, sobre como colocar aquele emprego que quebra uma sequência de progresso, no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Para esconder emprego atual, eliminar função do currículo é a pior opção

curriculo
Já recebi algumas mensagens de ouvintes perguntando se podem eliminar o emprego atual de um currículo que vai ser enviado para outra empresa. A resposta mais óbvia é claro que não. Um currículo é uma folha corrida, de cursos e de funções. Ao eliminar o emprego atual, o profissional daria a impressão de que está desempregado, o que não é verdade.

Porém, embora possa parecer até meio absurda, a pergunta faz sentido. Existem casos em que o emprego atual quebra uma sequência anterior. Por exemplo, um profissional que teve três bons empregos, e de repente, por necessidade, viu-se obrigado a aceitar uma função que nada tem a ver com as anteriores.

Para ilustrar, cito o caso de um ouvinte que foi vendedor em três empresas, e agora está, segundo ele mesmo escreveu, quebrando o galho como atendente de call center. Há também o caso de outro ouvinte, que ocupou cargos de supervisão em duas empresas, e atualmente está trabalhando como vendedor, função que aceitou após ficar vários meses sem emprego. Há também um terceiro caso, de um ouvinte que passou doze anos em multinacionais e agora, levado pelas circunstâncias, está numa empresa de pequeno porte, e ganhando bem menos do que ganhava.

Todos esses ouvintes desconfiam que o emprego presente depõe contra a possibilidade de eles virem a conseguir vagas compatíveis com as que tinham anteriormente. Eu perguntei a três recrutadores de grandes empresas se essa desconfiança é real ou imaginária. E os três responderam que ela é real.

Perguntei também como essa situação pode ser contornada, e os três deram a mesma resposta. Eliminar a função do currículo é a pior das decisões, porque isso seria descoberto numa eventual entrevista, e o candidato ficaria numa posição melindrosa.

O que os recrutadores propõem é que o emprego seja citado, mas com uma observação do tipo: "Aceitei a função atual apenas para não ficar parado". Além de evitar um buraco no currículo, essa explicação é 100% sincera. E sinceridade é a primeira coisa que se espera em um currículo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: