2008-02-27

A portaria - Clássicos do Mundo Corporativo: A portaria é a primeira impressão que fica, define e explica - by Max Gehringer

Mais uma transcrição de um comentário do mestre Max, para CBN. Disponível via podcast, do dia 27/02/2008:

Clássicos do Mundo Corporativo: A portaria é a primeira impressão que fica, define e explica a empresa

Eu trabalhei em algumas empresas, umas ótimas, outras nem tanto. Mas só fui relativamente infeliz em uma. Durante anos, eu atribui a minha infelicidade a própria empresa, afinal, eu sou normal. Quando alguma coisa não vai bem no trabalho, eu, como todo mundo, sempre procuro primeiro colocar a culpa em alguma coisa abstrata: a estrutura, o ambiente, os homens.

Com o tempo, cheguei à conclusão de que a culpa por não ter me dado bem naquela empresa, tinha sido inteiramente minha. Porque durante o processo de contratação, eu cometi um erro elementar. Meu erro foi o de acreditar nas palavras das pessoas que me entrevistaram, ao invés de acreditar na portaria. A portaria é uma amostra grátis do que a gente vai encontrar dentro da empresa. E aquela empresa tinha uma portaria que era um filme de horror.

Primeiro, os atendentes não eram educados. Quando me aproximei, dois atendentes estavam conversando, e eles continuaram a conversa por mais alguns minutos, sem se preocupar nem em me dizer bom dia.

Segundo, a burocracia para conseguir ultrapassar a portaria era enorme. Depois de apresentar um documento, tive que preencher um formulário, no qual haviam perguntas do tipo com quem você vai falar, em qual departamento, qual assunto e por aí vai.

Terceiro, a portaria era desorganizada. Apesar de eu ter marcado com o diretor, ninguém na portaria tinha sido avisado. Como o porteiro não conseguiu localizar o diretor, nem a secretária dele, eu fiquei ali, na portaria, esperando por 15 minutos numa salinha em que havia 15 pessoas e 6 cadeiras.

Mesmo assim, acabei sendo contratado. E levei menos de um dia para descobrir que a empresa era insensível, burocratizada e desorganizada. Ou seja, ela era o espelho perfeito do que eu tinha visto na portaria.

Na vida, a primeira impressão é a que fica. No caso da empresa, a portaria é a primeira impressão. A que fica, define e explica.

Max Gehringer, para CBN.


/****************************************************************

Aqui onde eu trabalho, além da portaria principal, temos outros pontos de acesso, que são abertos somente em determinados horários (isso pra gente não ter que ficar dando a volta na quadra toda).

Bem, insensível os "guardinhas", como eu chamo o pessoal da segurança que fica nos portões, não é. Também não é muito burocrático, mas que é desorganizado, isso é. Apesar de ser uma empresa grande, as vezes parece aquelas empresinhas familiar. O que é bom para o clima, mas ruim para a segurança e a organização.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

no meu tb é desorganizado.. tem pais que ficam esperando na recepção por decadas... e tem vez que alguem vai la pra receber, só pra receber por algum serviço.. e chega la, a menina enrola ele, nao quer pagar e pede pra voltar outro dia...