2008-02-18

Como fazer tirinhas online

As vezes parece que alguns memes (não essas correntes blogosféricas) tomam corpo e aparecem em diversos lugares, totalmente díspares. Neste caso, o meme de fazer tirinhas, ou histórias em quadrinhos, utilizando alguns serviços online.

O primeiro veio do Gattune!, que comenta o serviço Pixton, no post Pixton, monte sua história em quadrinhos.

Testei um pouco, e sinceramente achei o serviço inferior aos Toonlet e Stripgenerator, dois serviços dos quais já comentei um pouco neste post anterior.

Achei a interface um pouco confusa, e em certas horas, irritante até. Em compensação, existem alguns vídeos tutoriais, pra aprender a mexer nas opções de criação dos personagens e quadrinhos. Além disso, o estilo de desenho dos personagens é bastante limitado, especialmente se compararmos ao Toonlet, e pessoalmente, eu achei um pouco tosco demais.

Eu ia colocar uma tirinha que eu fiz lá no serviço rapidinho, pra ilustrar, mas achei essa aqui do Miguel, que é infinitamente mais engraçada. Infelizmente, não encontrei opções pra exportar os quadrinhos, nem para inseri-los em páginas, então vai um printscreen mesmo:


A segunda inspiração para este post veio do Techcrunch - Make Your Own Comics With Comiqs. O post é dedicado ao Comiqs. O diferencial desse serviço é que em vez de personagens prontos ou pré-prontos, você trabalha com imagens.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, e um video deve valer por mais de mil imagens estáticas, um vídeo do youtube ilustrando a criação de um quadro no Comiqs:



Eu gostei do Comiqs, apesar da edição ser ainda bem simples em alguns pontos. Uma coisa legal é poder colocar os seus quadrinhos numa página, sem precisar exportar como figura ou dar um printscreen. Olha a tosqueira que eu fiz em dois minutos, só pra testar o serviço:



Notem que os textos não têm acentuação, isso é um problema no Comiqs, que não aceitou acentos.

UPDATE:Depois vi que o Gattune também fez um post sobre o Comiqs, em: Comiqs: monte tirinhas com suas fotos!.

Por último, no mesmo post do TechCrunch é citado o Toondoo. Neste eu não fiz nenhuma tirinha, mas pelo pouco que eu naveguei, esse é o meu campeão.

Com uma interface simples, mas com muitos recursos, e com várias opções de figuras prontas, bem como possibilidade de fazer upload de imagens, foi neste serviço que eu achei as tirinhas mais bem feitas, no quesito gráfico. Olhe o printscreen abaixo, e veja a variedade de quadrinhos que podem ser feitos.


O Toondoo também permite colocar os quadrinhos direto na página, e você pode conferir uma tirinha aqui. Não é de minha autoria, mas eu achei muito legal.








Concluindo, achei o Toondoo o melhor serviço até agora. Mas nem por isso os outros serviços devem ser desmerecidos. Cada um é diferente, alguns com menos recursos, outros com mais. Achei o Toondoo o mais completo, mas muitas vezes, se você está procurando por algo mais simples e rápido, a gama de opções do Toondoo pode ser demais.

Neste caso, o Stripgenerator por exemplo, é uma boa pedida. Por exemplo, a Café do Bebendo Fumaça usa o Stripgenerator, e publicou algumas tirinhas muito boas, apesar dela dizer que são toscas =P

UPDATE 2: os objetos do Toondoo e do Comiqs não aparecem nos feeds, caso alguma alma tenha assinado... (Eu acho que não)

3 comentários:

CintiaYamane disse...

noxa que post grande.. eu vou ler tudo amanhã com calma.. eu atualizei o meu tb..

CintiaYamane disse...

hahhaa.. do menino distraido foi boa.... XD

esse ultimo ai tem um layout super funny, coloridinho e tal... parece mais agradável de usar...

Unknown disse...

com o tempo vou tentar testar todos. Certamente eu uso o strip por ser simples! Não sei os outros...(e muitos boas é forçar a barrar colega, mas agradeço mesmo assim hahahaha)
bjão