Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/07/2009, com um interessante caso em que dois pontos de vista sobre uma promoção, se confrontam.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/**********************************************************************************
Quem deve ser promovido?
É raro acontecer, mas aconteceu. Recebi duas mensagens sobre o mesmo assunto, com pontos de vistas de duas pessoas que estavam nos lados opostos da situação.
A primeira mensagem, que é mais ou menos frequente, veio de um funcionário que não foi promovido. E ele está injuriado porque acredita que é mais competente do que o colega que ganhou a promoção. E por isso, deduziu que a decisão do chefe foi injusta.
A segunda mensagem, mas a primeira do gênero que eu recebo, veio de um chefe, relatando uma situação muito parecida. Ele promoveu um de seus 20 e tanto subordinados, a coordenador. E uma semana depois, ficou sabendo que um dos subordinados discordava da promoção do colega. E o chefe me escreveu o seguinte:
"O que me espantou é que o funcionário em questão nem sequer foi considerado para a promoção, porque ele não reúne as competências necessárias para ser promovido. É um funcionário eficiente, com 5 anos de casa, mas sem algumas das condições que a empresa espera de um coordenador.
Se ele tivesse vindo conversar comigo, eu teria explicado porque ele não foi promovido. Mas ao invés disso, ele preferiu mudar de atitude, deixou de me cumprimentar e começou a dizer para os colegas que a minha decisão tinha sido discriminatória.
Eu acredito que um chefe deva explicar para o grupo, como eu expliquei, porque um foi promovido, e não porque cada um dos demais individualmente não foi. Essa é uma reflexão que cada um deve fazer por conta própria."
Bom, para aqueles ouvintes que escrevem reclamando que foram injustiçados numa promoção, a mensagem do chefe é perfeita: venha conversar comigo. Não fique reclamando com os colegas, porque eles não irão mudar a decisão. E principalmente, não tente estabelecer por conta própria, os critérios que a empresa deve considerar para uma promoção.
A minha recomendação para os injustiçados é apenas esta: converse com o chefe e ouça o que ele tem a dizer. Ao invés de reclamar do que passou, pergunte o que você precisa demonstrar para ser considerado numa próxima promoção.
E mesmo não gostando da explicação que o chefe der, tenha em mente que entre a sua opinião e a dele, sobre quem deve ou não deve ser promovido, é a opinião dele que continuará valendo.
Max Gehringer, para CBN.
O pior é que tem gente que num tem simancol nenhum.
ResponderExcluirBjo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhumm... nunca passei por isso... ate pq eu sou a unica no meu cargo, e faço a função tanto do estagiário, quanto do designer, do diretor de arte, etc.. so o salario que nao condiz com tanta coisa >_<
ResponderExcluirlegal, e pra quem se demitiu? haha tem dica? :)
ResponderExcluirDepois de anos de espera, fui promovida. E de boa, eu sei que foi pela minha competência, pq minha chefe me odeia, HAUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUAA!
ResponderExcluir