2009-11-06

Empresas de porte não contratam trainees com mais de 30 anos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/11/2009, sobre cursos de tecnólogo, idades e carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Empresas de porte não contratam trainees com mais de 30 anos

trainee velha
"Tenho 34 anos e minha função é a de técnico de segurança", escreve um ouvinte. "No fim deste ano, vou concluir meu curso superior de tecnólogo em gestão de marketing. Gostaria de saber como posso conseguir rapidamente uma vaga em marketing."

A consulta de nosso ouvinte espelha a ambição de muitos outros ouvintes que também estão concluindo cursos de tecnólogo.

O nosso ouvinte está correto ao afirmar que o curso de tecnólogo, embora dure dois anos, tem nível superior. Ele também está correto em investir no estudo para conseguir novas e maiores oportunidades profissionais.

O único empecilho para que ele consiga o seu objetivo é um advérbio que ele colocou na mensagem: rapidamente. Isso só irá acontecer se o nosso ouvinte for indicado diretamente para uma vaga, sem ter que enfrentar um processo de seleção.

Se não houver essa indicação, a empresa irá contratar um candidato que além do diploma, tenha também, experiência anterior em marketing. Essa é uma área que só admite pessoas sem experiência, como trainees e estagiários. Mas aí, a idade de nosso ouvinte irá pesar contra ele. Empresas de porte não contratam trainees com mais de 30 anos.

Então, o nosso ouvinte está fazendo o sacrifício de estudar, por nada? Não é bem assim. Se ele excluir a palavra "rapidamente" do seu plano de carreira, as coisas mudam de figura.

Ele poderá entrar numa empresa que tenha uma boa área de marketing, mas na função que ele executa atualmente, a de técnico de segurança. Uma vez dentro da empresa, ele primeiro precisará ganhar a confiança de seus superiores como técnico de segurança, para depois manifestar o desejo de mudar para marketing.

Eu sei que essa não é a resposta que nosso ouvinte gostaria de ouvir. Mas ela serve de alerta também a outros ouvintes. Um curso de tecnólogo é uma excelente opção para quem já executa uma função técnica e deseja se aperfeiçoar nela.

Mas não é uma opção tão boa para quem está pensando em uma mudança radical de carreira. Nesse caso, o diploma terá necessariamente que vir acompanhado de uma indicação de um profissional bem situado em uma empresa. Os alunos precisam dar a essa exigência, no mínimo a mesma atenção que dão ao próprio curso.

Espero que nosso ouvinte consiga a sua ambicionada vaga. Espero que outros ouvintes na mesma situação, também consigam. Apenas alerto, e lamento, que somente ter um diploma não irá garantir que isso aconteça.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário: