2009-12-30

Cinco regras de ouro para o almoço de negócios - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/12/2009, com cinco regras para se dar bem num almoço a trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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Cinco regras de ouro para o almoço de negócios

almoço executivo
"Trabalhei durante anos em uma empresa que era voltada para dentro dela mesma", escreve um ouvinte. "Nunca saíamos para reuniões em outras empresas, e quem quisesse se reunir conosco, tinha que vir até nossa empresa e aguentar o nosso cafezinho requentado. Há um mês fui contratado por uma multinacional que é exatamente o verso da moeda. Parece que aqui se confunde reunião de trabalho com almoço, como se qualquer assunto precisasse ser discutido num restaurante, e sempre em grupo. Gostaria de saber se existem algumas regras de comportamento para esses almoços de negócios."

Sim, existem cinco regrinhas. Aqui vão elas:

Primeira: ingerir o mínimo possível de bebidas alcoólicas. Se for impossível recusar, dê uma lambiscada na beira do copo e não toque mais nele, mesmo que os demais estejam entornando garrafões. Os outros podem até esquecer do que eles fizeram, mas sempre irão se lembrar do que nós fizemos.

Segunda: jamais falar mal da empresa em que estamos trabalhando, nem fazer comentários pessoais e indiscretos sobre os nossos colegas de trabalho.

Terceira: respeitar a hierarquia. Se do outro lado da mesa houver um VP cheio de razão, é sensato concordar com o que ele diz.

Quarta: não ser crítico ou fazer piadas, com temas que possam provocar polêmicas desnecessárias ou ofender alguns dos presentes. Dentre esses temas, os mais sensíveis são sexo, raça e religão.

Finalmente, a quinta e mais importante: no mesmo dia do almoço, mandar um email para as pessoas da outra empresa, individualmente, elogiando e agradecendo a companhia delas.

Eu fiquei com a impressão de que o nosso ouvinte acha que esses almoços são perda de tempo e desperdício de dinheiro. E conheço muita gente que também pensa assim.

Mas esse é um problema da empresa. Em nosso caso pessoal, é bom lembrar que os pratos servidos e os assuntos discutidos têm menos relevância do que a imagem que deixamos. Do outro lado da mesa, estão pessoas que podem ser ótimas fontes de referência, para uma futura vaga na empresa em que elas trabalham.

Não que estejamos precisando disso neste momento, mas ninguém sabe o dia de amanhã. Por isso, o prato principal de um almoço de negócios não é o peixe grelhado com amêndoas. É o marketing pessoal com inteligência.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

  1. 6 - restaurante neutro, com várias opções no cardápio...

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  2. 7 - certificar de que alguém vá pagar a conta pra vc XD... pq tem uns que escolhem restaurantes carissimos e tudo mais.. ai tode ne..

    "Os outros podem até esquecer do que eles fizeram, mas sempre irão se lembrar do que nós fizemos."
    total verdade u_u

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  3. hahaha, eu ia falar do 7.
    já aconteceu isso comigo, num almoço com algumas empresas, levaram em consideração só o primeiro escalão e os pobres coitados se lascaram, pq a conta foi rateada e os caras haviam tomado 'viski' e consumido as coisas mais caras do cardápio.

    e numa outra situação onde gato já estava escaldado, o povo maneirou nos pedidos e nem sobremesa olhou, a empresa pagou tudooooooooo, deu vontade de comer de novo.

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