Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/12/2009, sobre um recém-gerente com dificuldades para enfrentar seus opositores.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'Passei a enfrentar a resistência declarada dos colegas após ser promovido'
"Há uma semana", relata um ouvinte, "pensei ter recebido a melhor notícia da minha vida profissional. Fui promovido a gerente de um setor da minha empresa. Esse setor fica em um prédio separado do que eu trabalhava. Meus contatos com o pessoal de lá não eram muitos, mas sempre foram amigáveis. Só que tudo isso mudou assim que assumi a gerência. Imediatamente, descobri que não seria benvindo.
Dois funcionários, que agora são meus subordinados, consideravam que eles é que deveriam ter sido considerados para essa promoção, e não eu. E até me deram os motivos: além de vir de outra área, eu tenho menos tempo de casa que eles. Na hora, eu não tinha uma boa explicação para oferecer a eles. Fui convidado, aceitei e ninguém me disse que eu poderia encontrar resistências. Perguntei claramente se os dois me apoiariam. E eles responderam, mais claramente ainda, que não. E não apoiaram mesmo, o que está gerando um ambiente de trabalho ruim no setor.
Minha empresa nunca foi de demitir empregados sem um motivo muito sério, e eu não creio que essa seria a melhor solução. O que você faria em meu lugar?"
Bom, primeiro, eu não iria reclamar com ninguém, caso isso tenha lhe passado pela sua cabeça. Ao promovê-lo, a empresa depositou em você a confiança para resolver os problemas que surgissem.
Segundo, eu não perguntaria a ninguém por que os dois funcionários rebeldes não foram considerados para a promoção. Porque a decisão já foi tomada. Você poderá avaliá-los por conta própria nos próximos meses, chegar às suas próprias conclusões, e falar com mais segurança com eles, numa futura avaliação de desempenho.
Terceiro, eu não trataria esses funcionários nem melhor e nem pior que os demais. Daria a cada subordinado uma lista de objetivos mensais, claros e mensuráveis. E explicaria que cada um será avaliado somente pelos resultados conseguidos. E aí, semanalmente, você pode repassar com cada um, o cumprimento dos objetivos.
De todos os processos que já foram desenvolvidos para melhorar o entendimento, o melhor ainda é a conversa franca.
Minha percepção é a de que os rebeldes esfriarão a cabeça ao perceberem que você está mostrando o que talvez falte a eles, para serem promovidos: equilíbrio, profissionalismo e senso de justiça.
E concordo inteiramente com a sua empresa. Demissão só em casos muito sérios. É para evitá-las que a empresa promove bons gerentes.
Max Gehringer, para CBN.
Lá na minha empresa temos divergências com alguns gerentes? Temos, eu mesmo odeio alguns. Mas nem por isso eu trabalho menos.
ResponderExcluirÉ questão de profissionalismo, né? Uns tem, outros não.