2009-12-22

Quem é bom sempre encontra o seu espaço - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/12/2009, com uma mensagem a uma jovem ouvinte: quem é bom, sempre encontra espaço.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quem é bom sempre encontra o seu espaço

planeta terra conquistando
"Tenho 16 anos", escreve uma jovem ouvinte. "Estou me preparando para entrar no mercado de trabalho, mas todo dia alguém me previne que estou sendo muito otimista. E que vai ser difícil eu conseguir um bom emprego. Por que isso acontece?"

Para quem aprecia explicações, há muitas.

A primeira é que tem gente demais no mundo. A humanidade atingiu o primeiro bilhão de pessoas no ano de 1804. Mas para chegar ao segundo bilhão, apenas 123 anos foram necessários. Isso aconteceu em 1927. Apesar das enormes perdas de vidas na Segunda Guerra Mundial, o terceiro bilhão foi atingido 53 anos depois, em 1960. E apenas 14 anos foram necessários para chegarmos ao quarto bilhão, em 1974. Hoje, estamos caminhando para o sétimo bilhão. Isso deve acontecer daqui a dezoito meses.

Outra grande mudança foi a localização de tanta gente. No Brasil, há 100 anos, 70% das pessoas estavam no campo, vivendo da lavoura. Atualmente, 70% moram em cidades, e vivem de seus empregos.

Se não bastasse isso, a quantidade de pessoas requeridas para executar um trabalho diminuiu muito. O progresso tecnológico permitiu que uma única pessoa possa dar conta, nos dias atuais, de tarefas que requeriam três ou quatro pessoas há 50 anos.

E há também o aumento da expectativa de vida. Nossos avós aceitavam pacificamente que tinham que se aposentar antes dos 50 anos. Hoje, quem tem 60 anos nem está pensando em desocupar a cadeira.

O resultado de tudo isso é uma competição acirrada pelas melhores vagas, naquelas empresas que pagam bons salários e proporcionam oportunidades de rápido crescimento profissional. É por isso que quando uma empresa anuncia que vai contratar dez estagiários, aparecem cem candidatos. E todos eles, muito bem preparados.

Então, respondendo à nossa jovem ouvinte, realmente há mais gente boa do que bons empregados. Mas uma coisa não mudou. Em qualquer momento da história, uma pessoa em cada dez, conseguiu se destacar e se sobressair. Antigamente, mais pela força. Atualmente, mais pelo talento.

É isso que a nossa jovem ouvinte precisa ter em mente. Quem é bom sempre encontra o seu espaço. O mundo pode estar lotado de gente. Mas a nossa ouvinte não está competindo com sete bilhões de terráqueos ou com 200 milhões de brasileiros. Ela apenas precisa mostrar que é melhor que os nove jovens que irão competir diretamente com ela, por uma boa oportunidade.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário