Apesar de ter estreado em janeiro, só agora o filme policial Vício Frenético (ou Bad Lieutenant: Port of Call - New Orleans, no original), começou a passar por aqui. E como hoje, uma bela sexta-feira, eu ganhei o dia de folga, fui no cinema assisti-lo.
A história: o tenente do título em inglês, Terence McDonagh (Nicholas Cage) sofreu um grave trauma na coluna, o que lhe rende muitas dores. De cara, o médico já lhe receita Vicodin, as balinhas do House, mas logo McDonagh passa a consumir "freneticamente" outras substâncias ilícitas. Em meio a uma investigação de homicídio de uma família inteira, o tenente acaba tendo que equilibrar seu vício, problemas com a namorada prostituta Frankie (Eva Mendes) e problemas financeiros com bookmakers e outras figuras até mais "simpáticas" que estes.
Enquanto a história vai se desenrolando, vemos o tenente ir se afundando cada vez mais em problemas, dando a impressão de que tudo isso não pode acabar bem.
Nicholas Cage, com a sua cara de cachorro perdido, entrega uma boa atuação em Vício Frenético. Ele é a grande estrela do filme. Por vezes exagerada, como vem sendo as atuações de Cage ultimamente, a atuação combina com o papel do personagem, afinal, o que o tenente mais passa fazendo no filme é cheirar o pó e ficar chapado, mesmo em pleno trabalho.
Entretanto, é interessante notar que o personagem, apesar de parecer contraditório, não o é. Ele não é nem um policial puramente corrupto, apesar de chegar bem perto, nem puramente honesto, mas ele segue um certo código pessoal, que lhe permite driblar muita coisa em benefício próprio, mas que não o deixa simplesmente matar a sangue frio, como mostra a cena inicial do filme, que se passa durante a grande tragédia que se abateu sobre a cidade de Nova Orleans, a passagem do furacão Katrina.
Enfim, Vício Frenético é bom filme policial, que não se foca exatamente nos crimes, mas em um policial envolvido neles. Não é um filme memorável, eu mesmo pelos trailers achava que seria uma bomba, mas se mostrou um filme bacana. Não é viciante como o título pode deixar no ar, mas sem dúvida, é bem frenético.
Trailer:
Para saber mais: crítica no Omelete.
taí, deu vontade de assistir...
ResponderExcluirah, e a atuação da Eva?
ResponderExcluirFoi boa, mas foi muito rápida. Quem estrela mesmo é o Cage.
ResponderExcluirentendi... vlw!
ResponderExcluireu vi o trailer.. e gostei.. mas esse é meu medo, as vezes um bom trailer esconde uma bomba.
ResponderExcluirPois é, eu vi o trailer e achei que ia ser uma merda. Mas o filme é legal.
ResponderExcluir