Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/03/2013, com uma ouvinte que precisa fazer uma apresentação sobre a sua vida para conseguir uma vaga em um emprego.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'O que devo colocar em uma apresentação sobre minha vida?'
Uma ouvinte escreve: "Estou me candidatando a uma vaga que desejo muito e a empresa pediu que eu fizesse uma apresentação sobre a minha vida, separando os temas em quatro partes: infância, adolescência, momento atual e perspectiva para daqui a cinco anos. Poderia me ajudar?"
Sim. O importante não é você desfilar lembranças engraçadas ou agradáveis para você. E sim, relatar fatos que façam sentido para a empresa. Então vamos lá.
Na infância, mencione as lições que consolidaram a sua formação. Por exemplo: sinceridade, esforço na escola e respeito aos mais velhos.
Na adolescência, relembre o seu desejo de vir a ter logo uma vida independente e de poder tomar as suas próprias decisões. E uma certa frustração pelas dificuldades práticas em conseguir isso rapidamente. Mas enfatize que a grande lição aprendida foi a de nunca desistir de seus objetivos.
No momento atual, cite a sua intenção de usar tudo o que você aprendeu para dar início, ou impulso, à sua carreira.
E daqui a cinco anos profetize que você estará nesta mesma empresa, tendo aproveitado bem as oportunidades que lhe foram oferecidas. Só isso e mais a devida simpatia, e a vaga será sua.
Aproveito para informar a todos os ouvintes que o assunto de hoje, entrevista, é o que mais aparece nas mensagens que recebo. Por isso, a partir de amanhã, vou apresentar uma pequena coletânea sobre esse tema, reunindo dicas que foram dadas nos últimos anos e que já não são mais tão fáceis de serem localizadas. Ou que não tenham ainda sido ouvidas por nossos ouvintes mais jovens. Espero que essas dicas sejam úteis a quem venha a precisar delas. E, pelo volume de consultas recebidas, parece que muita gente está sempre precisando.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário