2017-08-17

Experiência na área é fundamental para conseguir uma vaga - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/08/2017, com um ouvinte desempregado que se formou em uma área, mas tem experiência prática em outra e quer saber qual área focar em sua busca por emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Experiência na área é fundamental para conseguir uma vaga

experiência profissional

Um ouvinte escreve: "Tenho formação acadêmica em uma área e especialização prática em outra bem diferente, na qual já atuo faz cinco anos. Atualmente encontro-me desempregado e pergunto: em qual das duas áreas eu teria melhores possibilidades de conseguir um emprego?"

Naquela em que você tem experiência prática e vem atuando.

Não é nada incomum no mercado de trabalho que um profissional seja graduado em uma área e tenha desenvolvido a carreira em outra, completamente diferente. Há, por exemplo, muitos engenheiros que trabalham em vendas e formandos em direito que trabalham em setores administrativos.

Como eu já disse, mas não custa repetir, uma graduação não é uma gaiola, é só um primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho.

Quando um jovem decide que curso irá fazer, ele não possui todas as informações necessárias para saber se o mercado de trabalho irá absorver todos os formandos.

Muitas vezes a escolha do curso é feita mais na base de um gosto pessoal do que de uma análise pragmática. É por isso que o curso que mais forma no Brasil é também o mais genérico: o de administração de empresas, que oferece possibilidade de emprego em qualquer tipo de empresa.

Caso você tenha a oportunidade de mudar para a área em que se formou dentro da empresa em que trabalha, aí tudo bem. Mas na hora de contratar, empresas preferem candidatos que tenham prática comprovada.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário