2018-05-25

Nome da universidade passa a ter menos impacto quando se começa a montar currículo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/05/2018, sobre como o nome da faculdade influi na busca por um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Nome da universidade passa a ter menos impacto quando se começa a montar currículo

faculdade de renome

Um ouvinte escreve: "Eu me formei em uma faculdade que cabia em meu orçamento, mas que não goza de reputação no mercado. Pergunto se isso irá impedir que eu consiga um emprego melhor, porque o que eu tenho, não me dará futuro nenhum?"

Sim, o nome da escola influi. Não que as empresas achem que uma faculdade menos vistosa, necessariamente, ofereça ensino de baixa qualidade, mas grandes empresas tendem a preferir contratar quem se forma em escolas que já tenham uma marca consolidada e uma história. Na verdade, as maiores empresas vão a essas faculdades para anunciar vagas iniciais ou de estágio.

O nome da escola só começa a ter menos impacto quando um profissional consegue montar um currículo, com dados e fatos que atestem a sua competência profissional. E isso costuma ocorrer depois de cinco anos de trabalho, por aí.

Mas há outra maneira de enxergar o que, à primeira vista, parece ser uma condenação. O número de formandos em escolas com mais tradição é insuficiente para preencher 10% das vagas, ou talvez nem isso.

O que posso lhe sugerir é tentar mudar, um par de vezes, para empregos que sejam melhores que os anteriores, mas sem esperar que, de repente, você seja selecionado para uma vaga muito concorrida em uma grande empresa.

Dessa forma, você irá compondo, passo a passo, um currículo que terá mais peso do que a faculdade. E conseguirá participar de processos seletivos mais disputados.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário