Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/08/2012, com uma ouvinte que está deprimida com o emprego e não tem nenhuma vontade de se levantar de manhã para ir trabalhar.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Não tenho vontade de levantar da cama para ir trabalhar'
Uma ouvinte me pergunta: "Você já passou por uma fase em que não tinha nenhuma vontade de levantar da cama para ir trabalhar? Estou passando por uma e preciso muito que alguém me diga que é só um momento passageiro."
Sim, passei. E mais de uma vez. E sim, é um momento passageiro. Pode até durar anos, se não for adequadamente cuidado, mas passa. Vou lhe dizer o que aprendi e você vê se algo pode se encaixar em seu caso.
Primeiro: nós não conseguimos determinar com clareza o que está incomodando. E por isso começamos a somar coisas e mais coisas que não deveriam incomodar tanto. E no fim, parece que tudo incomoda, até o cheiro do escritório. Esse é o momento mais agudo da fase.
Segundo: chega uma hora em que a única solução parece ser a mudança de emprego. Normalmente não é, mas eu conheço pessoas que se precipitaram e pediram a conta. E aí descobriram que ficar sem emprego tira mais o sono do que trabalhar sem vontade.
Terceiro: essas fases de depressão corporativa são mais consequências do que causas. Elas aparecem quando começamos a nos questionar se não deveríamos ter progredido mais do que progredimos, ou quando pessoas que conhecemos estão em situação melhor do que a nossa, ou quando passa algum tempo sem que nada tenha acontecido. A tendência é sair procurando detalhes que nos expliquem que a culpa não foi nossa, mas do ambiente em que estamos e das pessoas com as quais convivemos.
Eu superei meus momentos de baixo astral simplesmente conversando bastante com pessoas positivas, que a meu ver, teriam motivos para se sentirem pior do que eu. Essas fases de depressão momentânea sempre levam o deprimido a se isolar. Mas acredite: nessas horas, quem se fecha em si mesmo, está em péssima companhia.
Max Gehringer, para CBN.
Eu tenho esses dias, mas confesso logo, não consigo ficar com essas sensações sozinhas. Quem tá por perto ouve. kkk
ResponderExcluir