2010-03-16

Gestor que ofende os funcionários é ultrapassado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/03/2010, sobre gestores que ofendem funcionários e como é bom, nos dias modernos, ter cuidado com o que fala e escreve.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Gestor que ofende os funcionários é ultrapassado

gestor ofensa
Escreve uma ouvinte: "Tenho um supervisor que me ofende por email. Ao me escrever cobrando alguma coisa, ele sempre termina a mensagem com frases do tipo 'você é muito incompetente'. O que você diria de um gestor assim?"

Eu diria que ele parou no tempo, mais ou menos em 1990. O seu supervisor é de uma época em que as coisas eram faladas, e depois podiam ser desmentidas. Quando aderiu ao email, ele continuou agindo da mesma forma, como se ignorasse que mensagens com frases ofensivas pudessem servir como evidência para uma ação de assédio moral.

Mas permita-me aproveitar a sua consulta para dar um recado a profissionais que escrevem ou falam tudo o que lhes vêm à cabeça, sem pensar direito nas conseqüências e sem se preocupar com quem esteja lendo ou ouvindo.

Recentemente, eu fiquei sabendo que numa convenção de vendas de uma empresa, um gerente aproveitou o momento de relaxamento geral no bar do hotel e se pôs a discorrer sobre algumas medidas pouco éticas, que ele havia tomado no passado. Sem que o gerente soubesse, um dos presentes gravou tudo no celular, imagem e som. Não sei o que acontecerá com a gravação, mas o gerente ficará numa situação altamente desconfortável se isso for parar na Internet.

A diferença entre o mundo em que se falava e depois se consertava, e o mundo em que tudo fica registrado, é a tecnologia. Ela está permitindo que assuntos que antes ficavam restritos a uma conversa informal, agora se transformem em provas irrefutáveis. O supervisor da nossa ouvinte acredita que o que ele escreve no email, irá para a lixeira e ninguém ficará sabendo. O gerente que falou demais, acreditou que o assunto morreria ali mesmo, no bar do hotel.

Quem se manifesta acidamente sobre o mercado de trabalho, através de blogs ou de redes sociais, possivelmente nem imagina que essas opiniões possam ser acessadas por um entrevistador, através de uma simples busca na Internet, após uma entrevista de emprego.

Por isso, a dica de hoje vale para todo mundo, de estagiários a diretores. O Big Brother do livro 1984 se tornou realidade. Só que ele não é uma entidade distante e inatingível, como no livro. Ele pode ser qualquer pessoa com um celular, e todo mundo tem um.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário