Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/05/2011, sobre jornais internos para acabar com a fofoca dentro da empresa.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Diretor pediu para eu criar um jornal para acabar com as fofocas'
Escreve uma ouvinte assustada: "Levei um susto quando ouvi uma resposta que você deu a uma jornalista que se diz obrigada a mentir no jornal interno da empresa dela. Acontece que eu sou gerente de recursos humanos de uma empresa na qual existe muito diz-que-diz. E o nosso diretor sugeriu numa reunião que eu pensasse num jornal interno, que pudesse funcionar como contraponto a rádio-peão. Na hora, achei a ideia ótima, mas depois de ouvir a sua resposta, fiquei em dúvida: será que estarei indo pelo mesmo caminho da jornalista frustrada por não poder dizer a verdade?"
Não, não estará. Uma coisa é mentir, outra coisa é informar.
Empresas cheias de diz-que-diz são assim porque é da natureza do empregado querer saber o que está acontecendo. E quando a diretoria da empresa não se manifesta, sempre surgem os intérpretes informais para suprir essa lacuna de informação.
Eu não creio, entretanto, que um jornal interno irá resolver a situação, por uma simples questão de tempo. O rumor é sempre mais rápido. Se começar a circular algum boato infundado pelos corredores, você terá que escrever um texto, editá-lo, mandar para a gráfica e aguardar a impressão. Isso demora uma semana, se todo o processo for muito eficiente. Só que em uma semana já terão surgido mais meia dúzia de boatos, e o jornal estará sempre atrasado em relação aos fatos.
A solução mais prática seriam os quadros de aviso, colocados em locais estratégicos, como por exemplo, próximo às portas dos banheiros.
Se a diretoria concordar, você pode começar hoje mesmo. Porém, se você escrever a verdade em resposta a um boato, e a diretoria achar que talvez a verdade possa ser dita de outra maneira, digamos, mais criativa, aí sim, você terá o mesmo problema da jornalista. Mas pelo menos, você economizará o custo de produzir um jornal.
Senhor, haja ingenuidade para achar que um jornal interno pode acabar com a rádio peão.....
ResponderExcluirBeijos,
Bela - A Divorciada