Lá pelos idos anos 2005, quando a febre de blogs começou a explodir por aqui, lendo não lembro onde, citando um exemplo de como blogs podiam ajudar profissionalmente/fazer dinheiro, fiquei sabendo da história de uma mocinha americana que havia escrito um livro baseado nas suas postagens blogueiras. Ela havia se proposto a fazer todo dia, durante um ano, duas receitas gastronômicas do famoso livro culinário de Julia Child. O nome da mocinha era Julie Powell, e seu blog, The Julie/Julia Project.
Eis que quase cinco anos depois, fui aos cinemas ver um filme baseado, em parte, no livro de Julie, Julie & Julia.
O livro conta a história das duas "Jus", intercalando-as. Começa com Julia Child (maravilhosamente interpretada pela Meryl Streep), mais ou menos no meio do século passado, esposa de um funcionário da embaixada americana, chegando a Paris. Lá, ela descobre a sua grande paixão (fora o marido), que é cozinhar. E depois de enfrentar os percalços de se graduar numa famosa escola culinária, ela ainda enfrenta as dificuldades de publicar o seu livro de receitas.
Nos dias atuais, ou pelo menos neste século (ou milênio n_n), este livro é um dos que Julie Powell (interpretada pela super fofa, encantada e linda Amy Adams), tem em sua cozinha. Mais do que isso, ela é uma grande fã de Julia (que ficou realmente famosa por seu programa na televisão The French Chef). Julie, levando uma vida insossa de funcionária pública, se propõe o desafio de passar um ano fazendo as receitas de sua ídola Julia, e reportando isso em um blog. Que no começo, como qualquer blog, vive jogado às traças, mas que em pouco tempo, se torna bastante popular.
O filme, que se diz "baseado em duas histórias reais", tem como base além do livro de Julie, o livro de memórias de Julia Child. Apesar das duas personagens principais nunca se encontrarem (afinal, muitos anos separam as suas histórias), é notável como a diretora e roteirista Nora Ephron conseguiu costurar bem as duas histórias. Roteiro nota 10. E é curioso notar que as duas atrizes haviam recentemente atuado, desta vez juntas mesmo, em Dúvida.
Provavelmente tão delicioso quanto as receitas de Julia, é o filme Julie & Julia (digo provavelmente porque nunca cheguei a provar nenhuma receita). O filme é leve, engraçado e tão contagiante quanto a paixão que emana das protagonistas. Divertidíssimo e sem dúvida, recomendo. Amei o filme!
Se Julie & Julia tem um defeito, é o de deixar a gente com fome. Tanto de comida, quanto de mais.
Trailer:
Para saber mais: crítica do Omelete.
P.S.1. Não demorei tanto assim pra escrever esse post, só vi o filme semana passada. A culpa é dos cinemas daqui de Floripa, que demoraram um monte pra estrear o filme aqui.
P.S.2. Acima, as verdadeiras Julie Powell e Julia Child, respectivamente.
5 comentários:
Esse é um filme que quero ir ver... mas acho q ngm vai comigo. Ngm demonstrou interesse, rsrs.
Não é só por ai q demora, por aqui também.... Só chegou aos cinemas nessa última sexta e, como eu tive um ataque de virose, não pude ir ao cinema ainda...
Aliás, estou com problemas com o seu blog... o feed atualiza, mas o site não... os últimos posts eu só consigo entrar se eu for pelo feed...
Bjs
Que estranho, pra mim sempre aparece normal.
Esse blogspot às vezes fica instável.
Parece que voltou ao normal... de qualquer jeito, fui ao cinema ontem com minha irmã assistir esse filme e adorei...
Achei q ia ser cansativo, pelo tema e tempo de duração, mas afinal me surpreendeu... Mas, como vc disse, é tanta comida.... sai de lácom uma fome....
Bjus
gosto da Amy e a Meryl é uma atriz super-talentosa!! esse filme deve ser bem leve e divertido!! Marcos Punch.
Postar um comentário