Transcrição do comentário do
Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/11/2012, com dicas para os jovens que estão definindo qual curso cursarão na faculdade.
Áudio original disponível no site da CBN (
link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do
Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Procure informações sobre o mercado de trabalho antes de definir o curso
Uma ouvinte escreve para manifestar a sua decepção com a
falta de oportunidades na área em que se formou. Ela é
zootecnista.
De fato, basta fazer uma busca na internet para descobrir os motivos. O
mercado de zootecnia é restrito. Em muitos casos, existe uma
justaposição, que não deveria existir,
entre a zootecnia e a veterinária. E finalmente,
não existe suporte do governo para a expansão da profissão. Tudo isso, porém, não aconteceu de repente.
Essas informações estão disponíveis na internet há anos. Por isso, vou aproveitar esse caso particular para generalizar a situação.
Ao
decidir que faculdade pretende cursar, um
jovem precisa ter
duas coisas em mente. A primeira é
a sua simpatia pessoal por uma determinada profissão. E a segunda é
a busca de informações sobre o mercado de trabalho para ela. Muitos jovens, como a nossa ouvinte, só vão descobrir após concluir o curso, que
o número anual de novas vagas oferecidas é consistentemente menor que o número anual de formandos, uma situação que só faz aumentar o tamanho da fila.
Isso não quer dizer que todo mundo deveria optar pelos cursos mais óbvios, como Administração, Direito ou Engenharia. Pelo contrário,
o gosto pessoal por um determinado curso
deve sempre ser a primeira referência. Porém,
quando um curso é restrito, o jovem precisa estar consciente de que a sua
busca por oportunidades na área
começa assim que ele for aprovado no vestibular. Durante todo o curso, ele deve buscar contatos com as associações de classe e participar de eventos, mesmo em outras cidades e estados.
Essa é a diferença. Nos cursos amplos, as oportunidades brotam após a formatura.
Nos cursos restritos, elas precisam ser semeadas e cultivadas desde o primeiro dia.
Max Gehringer, para CBN.