Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/08/2017, com um ouvinte que não consegue atrair a atenção para si em reuniões de trabalho.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Indiferença por hábito é comum em reuniões de trabalho
Um ouvinte escreve: "Nas reuniões do meu departamento, eu gosto de oferecer pontos de vista sobre os temas em discussão, mas fico com a impressão de que ninguém está prestando atenção quando eu falo."
Vamos lá. Você pode estar sendo vítima de algo chamado de "indiferença por hábito". Em reuniões de que participam sempre as mesmas pessoas, como é o caso que você mencionou, a atenção geral se desliga quando os outros acham que não vão ouvir nada relevante.
Não estou afirmando que suas intervenções não tenham relevância, mas apenas que elas não estão despertando atenção imediata. Isso ocorre por dois motivos:
O primeiro, que não deve ser o seu caso, é que há pessoas que querem opinar sobre tudo, mesmo quando isso não é necessário e, de forma geral, só repetem o que já foi dito.
O outro motivo é uma questão de técnica. Para conseguir atenção, é preciso iniciar com uma frase curta, que mostre qual é a dimensão do problema.
Se o participante começar contando detalhes que poderiam ser adicionados posteriormente, a atenção tende a ir diminuindo na medida em que as explicações se expandem. Depois de algumas reuniões, todos já assumem que irão ouvir uma longa história e isso gera o desinteresse por hábito.
A sugestão é começar com uma frase que irá fazer com que todos digam: "O QUÊ?" E daí em diante, você terá a atenção que merece.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário